NOSSOS VÍDEOS

Mitos e Verdades sobre Doença Hemorroidária

 (71) 331... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Você sabia que todo mundo tem hemorroidas, não? Ao contrário do que muitos imaginam elas são estruturas normais dos seres humanos, são vasos que irrigam o canal anal. Já a doença hemorroidária surge quando estes vasos crescem, se deslocam e produzem sintomas. Se diagnosticado precocemente, o paciente pode se livrar do problema sem intervenção cirúrgica, mas o constrangimento em falar no assunto colabora para a falta de informação. Para desmistificar um pouco mais sobre o tema, na nossa série Mitos e Verdades, quem conversa conosco hoje é a doutora Elaine Almeida, especialista em coloproctologia e colonoscopia.

Doutora, primeiramente, é correto afirmar que as hemorroidas dilatadas sempre vão causar dor na região anal?
Dra. Elaine Almeida – Não, isso é um mito. Na verdade, a hemorroida em si não causa dor, o sintoma principal dela é o sangramento, para ela doer ela tem que estar inflamada, normalmente ela não causa dor.

Viva Mais Viva Melhor – Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o surgimento da doença hemorroidária, mito ou verdade?
Dra. Elaine Almeida – É mito. O próprio fato de ficar sentado no vaso, mas o fato de quem as vezes fica muito tempo sentado acaba fazendo muita força e a força é o fator principal do que você permanecer muito tempo sentado no vaso.

Viva Mais Viva Melhor – Pimenta ou comida apimentada dilatam as hemorroidas, isso é verdade ou é mito?
Dra. Elaine Almeida – De certa forma ela é mito, porque a pimenta não é um fator causador da hemorroida, não é? É como aquela linguagem popular “o que não arde na entrada arde na saída”, então quem tem as hemorroidas já dilatadas a pimenta acaba irritando esse canal anal com vasos dilatados, mas quem não tem pode comer tranquilamente.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade, doutora, dizer que prisão de ventre pode causar a doença hemorroidária ou isso é mito?
Dra. Elaine Almeida – Isso é verdade. Inclusive a prisão de ventre é o principal fator do surgimento da doença, porque quem tem prisão de ventre acaba fazendo muita força para evacuar e esse aumento da força que faz os vasos dilatarem.

Viva Mais Viva Melhor – Andar a cavalo ou de bicicleta contribui para o aparecimento da doença hemorroidária, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elaine Almeida – É mito. Andar de bicicleta e de cavalo, esporadicamente, não vai favorecer ao surgimento não, só se isso for uma rotina diária de ficar 8 a 10 horas sentado no cavalo ou na bicicleta todo dia, pode prevalecer, mas uma vez ou outra não.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que sentar em lugares quentes provocam hemorroidas, é verdade ou é mito?
Dra. Elaine Almeida – Isso é mito. Eu não sei nem explicar, isso é linguagem popular, não tem nada na literatura que fale sobre isso.

Viva Mais Viva Melhor – E a gestação doutora? A gestação favorece o surgimento da doença hemorroidária, mito ou verdade?
Dra. Elaine Almeida – Verdade, ela pode ajudar o favorecimento porque o bebê dentro da barriga ele causa um aumento na pressão nas veias e vasos pélvicos e pode ajudar a esses vasos dilatarem.

Viva Mais Viva Melhor – O uso excessivo de papel higiênico pode causar a doença hemorroidária, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elaine Almeida – É mito também. O uso de papel higiênico não ajuda ao aparecimento da doença hemorroidária, na verdade, ele pode irritar quem já tem a doença. Então de qualquer forma é sempre bom a gente evitar usar porque pode causar microtraumas na região anal, mas quem tem doença hemorroidária deve evitar completamente.

Viva Mais Viva Melhor – Exercícios intensos que envolvam levantamento de peso podem agravar a hemorroida, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elaine Almeida – É verdade, pode agravar sim. Quem tem já a hemorroida pode causar com inflamação se começar a fazer essas práticas de exercícios intensos repetidamente.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que a cirurgia é a única opção realmente eficaz para solução da doença hemorroidária ou é mito?
Dra. Elaine Almeida – É mito. A doença hemorroidária em fases iniciais pode ser tratada com medidas clínicas ou até com pequenos procedimentos feitos em consultório e não um procedimento cirúrgico, são pequenos procedimentos que é conhecido como ligadura elástica.

Viva Mais Viva Melhor – Uma das melhores formas de se prevenir hemorroidas é beber muita água, isso é mito ou é verdade?
Dra. Elaine Almeida – É verdade. Na verdade, acho que a água é boa para tudo, inclusive para a hemorroida, porque ela ajuda o bom funcionamento do intestino e tudo o que ajuda o bom funcionamento do intestino evita você a desenvolver a doença, não só a água, mas também o consumo de fibras.

Viva Mais Viva Melhor – Doutora, dizer que hemorroidas causam câncer isso é mito ou é verdade?
Dra. Elaine Almeida – Isso é mito. As hemorroidas não causam câncer. Se o paciente tiver que ter câncer de ânus ele vai ter, mas não porque ele tem hemorroida, mas os sintomas confundem, então é sempre bom procurar um médico.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, doutora, apesar da doença hemorroidária não causar câncer, é correto afirmar que nem todo sangramento intestinal é sintoma de hemorroida? Pode ser, por exemplo, a manifestação de problemas mais sérios como câncer de intestino?
Dra. Elaine Almeida – Isso, justamente. A gente tem tendência a achar, os pacientes mais jovens inclusive vêm as vezes dizendo “ah, estou com sangramento há muito tempo” e fica negligenciando este sintoma. Então é sempre bom se ter um sangramento vá no consultório para poder diferenciar uma doença da outra, os sintomas são muito parecidos e é importante consultar o especialista.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com a médica doutora Elaine Almeida, especialista em coloproctologia e colonoscopia. Doutora, muito obrigada e até a próxima.