NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Colonoscopia

 (071) 33... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é colonoscopia?
Dra. Amanda Mascarenhas – A colonoscopia é um exame realizado para o diagnóstico de lesões do reto, intestino grosso, incluindo o ílio terminal que é a porção final do intestino delgado, permitindo o diagnóstico de doenças inflamatórias como a retocolite ulcerativa e doença de Crohn, além da identificação de divertículos, pólipos, lesões planas pré-malignas e câncer, precoce ou avançado.

Viva Mais Viva Melhor – Quando devo realizar o exame de colonoscopia?
Dra. Amanda Mascarenhas – Independente do sexo, todas as pessoas acima de 50 anos devem realizar o exame de colonoscopia, que é considerado o melhor exame para o diagnóstico e prevenção de câncer de intestino grosso. Atualmente este câncer está entre os 3 tumores mais frequentes na população. A colonoscopia preventiva deve ser repetida a cada 5 a 10 anos se o exame for normal ou antes deste período a depender do que for encontrado no seu exame. Além disso, pacientes que apresentem alteração do ritmo intestinal como diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, perda de peso, anemia ou presença de sangue nas fezes devem realizar a colonoscopia independente da idade.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os procedimentos realizados durante a colonoscopia?
Dra. Amanda Mascarenhas – É possível realizar, durante a colonoscopia, biópsias, retirada de câncer precoce e lesões pré-malignas como pólipos e lesões planas, prevenindo o aparecimento futuro de câncer do intestino.

Viva Mais Viva Melhor – Como devo me preparar para o exame de colonoscopia?
Dra. Amanda Mascarenhas – Para realizar a colonoscopia é necessário fazer um preparo que é uma limpeza do intestino das fezes com o uso de laxantes e uma dieta líquida na véspera do exame. As orientações sobre esta dieta, a dose e o horário do uso destes laxantes deverão ser informadas em uma consulta onde será entregue um folheto com todas as informações por escrito deste processo do preparo.

Viva Mais Viva Melhor – Quais as complicações do exame de colonoscopia?
Dra. Amanda Mascarenhas – Na grande maioria das vezes não ocorre nenhuma complicação. Porém, principalmente após a realização de tratamento como a retirada de pólipos ou lesões pré-malignas, podem ocorrer sangramentos e até mesmo perfuração. Contudo estas complicações são raras. É importante salientar que todo paciente que apresentar dor, distensão abdominal ou sangramento após a colonoscopia deve entrar em contato com o seu médico e procurar um serviço de emergência para investigação de possíveis complicações.