NOTÍCIAS VIVA MAIS

Viscossuplementação alivia dores provocadas pela artrose de joelho

As dores nos joelhos podem acontecer por diversas causas. Uma das mais comuns, principalmente em pessoas mais idosas, é a osteoartrose de joelho que se inicia através do “desgaste” da cartilagem presente dentro dessa articulação. Para aliviar as dores, uma opção de tratamento é a viscossuplementação, procedimento minimamente invasivo feito com a injeção de uma preparação de ácido hialurônico (principal substância que compõe o líquido sinovial presente nas articulações) no local. Funciona como um lubrificante, promove alívio dos sintomas dolorosos e melhora a função articular. 

Saiba mais:
A viscossuplementação é um tratamento exclusivo para a articulação do joelho?
A viscossuplementação no tratamento da artrose do joelho NÃO é um tratamento doloroso.

A viscossuplementação é um procedimento ambulatorial que pode ser feito em consultório médico, não exige nenhuma preparação especial. O paciente vai como se fosse para uma consulta médica e o procedimento é feito em um ambiente estéril, com anestesia local e aplicação da substância dentro articulação do joelho.

De acordo com o Dr. Vinícius Aleluia, médico especialista em ortopedia e traumatologia, “não é qualquer paciente que se beneficiará da viscossuplementação. Aqueles que possuem uma artrose num estágio inicial, quando não há uma deformidade muito grande da articulação, e os que não tenham uma idade tão avançada são os que mais se beneficiarão do procedimento. Pacientes com deformidade acentuada tendem a ser candidatos para a artroplastia, ou seja, prótese de joelho”.