NOTÍCIAS VIVA MAIS

Joelho é uma das articulações que mais sofre lesões

Uma das mais importantes articulações do corpo humano, o joelho é também uma das regiões que mais sofre lesões. Pancadas, torções, excesso de uso são alguns problemas que mais acometem os joelhos. Com os ligamentos, estruturas que funcionam para dar estabilidade à articulação, não é diferente, podem ocorrer situações traumáticas que gerem grande prejuízo funcional e que necessitam de atenção médica. 

Após romper o ligamento, os sintomas podem ser mais evidentes em alguns pacientes e menos em outros, principalmente devido ao nível de atividade física e a musculatura de cada um. Na fase aguda, os principais sintomas são: 
- dor;
- limitação funcional (limitação do movimento);
- inchaço, que é o edema;
- vermelhidão;
- calor no joelho, típico de inflamação.

Existem basicamente dois métodos de tratamentos: o método sem cirurgia, conhecido como método conservador, e o tratamento com cirurgia. 

Após o diagnóstico devem ser discutidas as vantagens e desvantagens de cada tratamento e suas implicações para o paciente. Os seguintes aspectos devem ser levados em conta: lesões associadas, a demanda do paciente, a idade do paciente, principalmente atenção naqueles pacientes que são idosos e ativos e naqueles que são jovens e na fase de crescimento. 

O tratamento é personalizado a cada paciente e a decisão de fazer ou não a cirurgia caberá a ele. De acordo com o Dr. Pedro Bastos, médico especialista em ortopedia e traumatologia, “a cirurgia hoje é um procedimento muito rápido, seguro e, faz com que o paciente retorne suas atividades habituais e laborativas com brevidade”.