NOTÍCIAS VIVA MAIS

Dificuldade para cruzar as pernas pode ser sinal de artrose no quadril

Responsável pela sustentação do peso do corpo, o quadril está sujeito a muitas lesões. As dores no quadril afetam pessoas de todas as idades, principalmente em praticantes de esporte de alto impacto e indivíduos acima de 40 anos. Existem várias causas para as dores no quadril, com características distintas e patologias diversas. Elas também podem ser pontuais ou abrangentes, espontâneas ou perceptíveis apenas com o movimento. 

Sabe aquela dificuldade para cruzar as pernas, para  alcançar os pés, e, até mesmo, para sentar? Pode ser artrose de quadril, doença degenerativa crônica, caracterizada pela deterioração da cartilagem da cabeça do fêmur e do acetábulo, que é o encaixe dessa articulação. A doença atinge homens e mulheres e, em alguns casos, pode ser incapacitante, se não for tratada corretamente. 

A dor e limitação funcional são sintomas comuns à diversas patologias que afetam o quadril, e o primeiro passo após o reconhecimento desses sintomas é a busca por avaliação médica especializada. Com um exame físico apurado consegue-se estabelecer as principais suspeitas diagnósticas e orientar o paciente. 

De acordo com o médico Lauro Magalhães, especialista em ortopedia e traumatologia, “o diagnóstico é feito com uma boa anamnese, um exame físico completo e os exames de imagem".