NOSSOS VÍDEOS

Tema: fisioterapia na área osteoarticular

 (075) 36... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor - A fisioterapia é uma profissão que foi regulamentada aqui no Brasil em 1969 e a partir daí foi se tornando conhecida. Hoje é uma das profissões mais requisitadas para a prevenção e melhora da qualidade de vida. Para conversar um pouco mais sobre esse assunto, quem conversa conosco hoje é a fisioterapeuta, Danna Macêdo. Danna, primeiramente, explica para nossos ouvintes, o que que é a fisioterapia e qual é o objetivo dela?
Danna Macêdo - A fisioterapia é uma ciência que reabilita as funções de um indivíduo. Ela estuda, previne e trata qualquer distúrbio da biomecânica e da funcionalidade humana, seja dos órgãos, seja do sistema. O objetivo é atuar tanto na prevenção, quanto na reabilitação física e funcional deste indivíduo.

Viva Mais Viva Melhor - Danna, em que áreas a fisioterapia mais atua? 
Danna Macêdo - Atualmente a fisioterapia atua em diversas áreas. Na docência, dentro dos hospitais, dentro das clínicas, na saúde coletiva, dentro de empresas, escolas e diversos outros locais. As áreas mais comuns são a ortopedia, neurologia e respiratória.

Viva Mais Viva Melhor - Quando a gente ouve dizer em fisioterapia ortopédica, o que que quer dizer?
Danna Macêdo - Fisioterapia ortopédica é a prevenção e tratamento de distúrbios osteomioarticulares, que são os distúrbios aos níveis dos ossos, ligamentos, tendões e músculos.

Viva Mais Viva Melhor - Qualquer pessoa pode se beneficiar com a fisioterapia ortopédica? 
Danna Macêdo - Sim, qualquer pessoa. Do atleta ao sedentário, da criança ao idoso, qualquer pessoa pode se beneficiar, desde que tenha o tratamento adequado.

Viva Mais Viva Melhor - E quais as patologias mais indicadas para se tratar com a fisioterapia ortopédica?
Danna Macêdo - São diversas topologias, dentre as mais comuns estão as patologias associadas ao trabalho, a LER/DORT, pré e pós-operatório de cirurgias ortopédicas, as hérnias de disco, pacientes que tenham osteoartrose, tendinopatias e lesões ligamentares. Essas são as mais comuns, mas existem diversas patologias ortopédicas.

Viva Mais Viva Melhor - Quanto tempo, mais ou menos, dura um tratamento de fisioterapia ortopédica até que o paciente possa perceber os resultados?  
Danna Macêdo - Não é possível determinar com exatidão, porque cada organismo, cada indivíduo, ele passa por experiências diferentes e as reações e respostas vão aparecer gradativamente. Quanto maior o comprometimento do paciente com o seu tratamento, melhor resultado e menor tempo da reabilitação.

Viva Mais Viva Melhor - E no caso de haver necessidade de uma intervenção cirúrgica, o fisioterapeuta ortopédico também pode ajudar?
Danna Macêdo - Sim. A fisioterapia, quando ela é feita no pré-operatório, ela reduz e melhora bastante o quadro do pós-operatório. O fortalecimento das estruturas adjacentes a área operada, faz com que o tempo de tratamento desse indivíduo seja reduzido e o resultado seja muito mais satisfatório.

Viva Mais Viva Melhor - Nessa condição de perda de movimento articular, como é que a fisioterapeuta atua?
Danna Macêdo - Ela atua diretamente com o objetivo de diminuir o quadro da dor do paciente, diminuir o processo inflamatório, o edema, a limitação do movimento, melhorar a força muscular, tudo através das orientações e dos exercícios terapêuticos adequados.

Viva Mais Viva Melhor - E quais são os efeitos e benefícios da fisioterapia ortopédica, Danna?
Danna Macêdo - Maximizar a funcionalidade do paciente. Nós procuramos diminuir o quadro de dor e as alterações instaladas ou que possam vir a se instalar, caso não seja feita a reabilitação.

Viva Mais Viva Melhor - E como é que se previne doenças a partir da fisioterapia ortopédica?
Danna Macêdo - Observar as posturas viciosas do dia a dia, tanto no ambiente de trabalho, como nas atividades do dia a dia da pessoa, perceber e corrigir, se necessário, problemas ergonômicos, principalmente no ambiente de trabalho pra garantir uma boa funcionalidade do corpo humano e da sua biomecânica.

Viva Mais Viva Melhor - Ok, conversamos com Danna Macêdo, fisioterapeuta. Muito obrigada Danna e até a próxima.