NOSSOS VÍDEOS

Tema: Emagrecimento X Nutrição

 (071) 99... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Devido a correria que vivemos nos dias atuais, fica cada vez mais difícil se dedicar a uma alimentação balanceada. A busca pelo bem-estar tem sido bastante solicitada para enfrentar essa rotina acelerada e é através do nutricionista que certamente o paciente vai obter essa melhora em sua qualidade de vida, pois a especialidade visa prevenir, diagnosticar e tratar doenças provocadas por distúrbios alimentares como a obesidade. Porém, para manter o corpo em forma e emagrecer de maneira saudável, é preciso muita dedicação e disciplina. Por isso, na nossa série hoje o Viva Mais Viva Melhor convidou Haroldo Lordello, nutricionista, que vai conversar conosco sobre a nutrição aliada ao emagrecimento.

Primeiramente, Haroldo, eu gostaria que você explicasse aos ouvintes o quê que é a nutrição e como é que ela ajuda o paciente no processo de emagrecimento.
Haroldo Lordello – Bom, Olga, a nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, a alimentação e a sua repercussão para a nossa saúde, nossa qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e que forneça nutrientes adequados para cada estilo de vida vai ajudar a manter a saúde, disposição, vitalidade e o controle do peso passa por isso também.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os riscos de se fazer jejum ou mesmo ficar muito tempo sem comer, emagrece mesmo?
Haroldo Lordello – Indivíduos treinados, cientificamente falando, e comprovado que o exercício em jejum ele vai potencializar o efeito lipolítico lá na frente. Mas pessoas que estão acima do peso, com o percentual de gordura muito elevado, elas ainda não estão adaptadas o suficiente para estar fazendo atividade neste nível de condicionamento. Então sempre fazer a ingestão de algum alimento e fonte de energia para que a gente possa estar tendo desempenho. Primeiro precisamos otimizar o desempenho, para em seguida pensar em qualidade de emagrecimento.

Viva Mais Viva Melhor – Muitas pessoas têm dúvidas com relação a ingerir líquidos junto das refeições, isso pode ou não pode?
Haroldo Lordello – O primeiro passo quando você ingere líquidos junto das refeições é que você diminui a mastigação. Então você sobrecarrega a capacidade gástrica, fazendo com que o seu estômago tenha que produzir mais ácido clorídrico para digerir um alimento que não está completamente triturado. Este é o papel da mastigação, triturar bem os alimentos para que eles possam ser bem digeridos e bem absorvidos pelo intestino. Então o líquido ele atrapalha a mastigação e ele também gera a diluição do ácido clorídrico que é nosso suco gástrico e isso também vai atrapalhar bastante a digestão. Então a gente sempre recomenda que se você tem o hábito de beber algum líquido próximo a refeição que o faça 15 minutos antes ou 1 hora depois.

Viva Mais Viva Melhor – Com essa correria da vida moderna, como é que a gente consegue manter uma rotina de alimentação saudável, Haroldo?
Haroldo Lordello – Olha só Olga, a gente precisa ter bastante organização, planejar as impressões com antecedência é muito importante. Como eu sempre digo, a importância é você fazer uma refeição de maneira consciente, escolhendo alimentos que vão fornecer nutrientes adequados para a gente em cada momento do nosso dia, antes do trabalho, da atividade física e da escola. Isso é muito importante de ser pensado. Assim como a gente planeja uma viagem com antecedência, planejar a alimentação é o segredo para a gente conseguir a constância de um plano alimentar eficiente.

Viva Mais Viva Melhor – Que cuidados devem ser observados para quem deseja fazer uma reeducação alimentar e ter uma qualidade de vida?
Haroldo Lordello – A primeira questão é sempre procurar a orientação de um profissional de nutrição, porque ele vai ser o profissional mais qualificado para identificar quais são os distúrbios que estão comprometendo a sua alimentação, número de refeições, a escolha dos próprios alimentos em si, a quantidade. A partir daí a gente conseguir determinar estratégias que possam gerar uma melhora da qualidade de vida, da vitalidade e inserindo alimentos que vão fornecer nutrientes essenciais para que isso aconteça.

Viva Mais Viva Melhor – Muitas pessoas utilizam suplementos para substituir algumas refeições, eles podem realmente substituir a alimentação regular e auxiliar no processo de emagrecimento? Existe uma forma milagrosa para emagrecer?
Haroldo Lordello – Não, não. A pílula milagrosa as pessoas estão buscando há muito tempo. O segredo para quem quer emagrecer é realmente ter regularidade, ter disciplina, ter um hábito alimentar constante. Estes suplementos tidos como substitutos em refeição, eles são pobres em alguns nutrientes, muitas vezes são muito ricos em fibra, o que gera um desconforto gástrico porque aumenta a produção de gases. Usar suplementos como substituto de refeição nunca é a melhor estratégia.

Viva Mais Viva Melhor – Tendo em vista o emagrecimento saudável, como consumir estes suplementos que estão disponíveis no mercado? Eles funcionam da mesma maneira para qualquer pessoa?
Haroldo Lordello – Ai sim, mas a gente vai ter que depender do estágio de treinamento de cada indivíduo, de como é que está essa alimentação e aí os suplementos podem ser usados sim como o próprio nome já diz, suplementando, suprindo uma necessidade que se vem por conta de uma atividade física, um exercício exacerbado, mas tudo isso tem que ser avaliado no momento da consulta.

Viva Mais Viva Melhor – Qual a importância da individualização do tratamento no processo de emagrecimento, Haroldo? Como saber o que se pode ou não ingerir sem prejudicar o desenvolvimento e a manutenção do organismo e por consequência a saúde em geral?
Haroldo Lordello – Isso é algo bem individual. Individualizar tem a ver com hábitos, características de estilo de vida. Cada pessoa tem hábitos, costumes diferentes por cultura, habitat, países diferentes, cidades diferentes geram costumes diferentes. Então a dieta que vale para mim não vale para Olga, a questão dos sexos. Tudo vai depender do estágio que a pessoa está e quais são os objetivos que ela tem, se são de ser um esportista, um atleta, um fisiculturista, tudo isso vai depender para que se chegue a linha de orientação e de estratégias que vão levar ao alcance dos objetivos. Isso realmente necessita de uma avaliação mais criteriosa e presencial.

Viva Mais Viva Melhor – Qualquer pessoa pode tomar remédios para emagrecer ou mesmo suplementar?
Haroldo Lordello – Suplementos alimentares hoje pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não têm a necessidade da prescrição de um médico ou de nutricionista. Já os medicamentos só podem ser utilizados através da prescrição de um médico. A utilização destes medicamentos tem sido bastante controverso e principalmente denegrida pela Sociedade de Medicina porque eles trazem uma série de transtornos, principalmente porque eles não sustentam essa mudança no volume alimentar, você tira o apetite do paciente, mas você não o reeduca. Então quando ele faz a suspensão da medicação essa vontade de comer volta de maneira ainda mais exacerbada e já é comprovado que muitos destes pacientes ganham as vezes até o dobro do peso que perderam. Então a procura de um nutricionista acaba sendo importante por isso, fazer este processo de reeducação é realmente o segredo para se manter saudável, magro e belo para sempre.

Viva Mais Viva Melhor – Para quem passou a maior parte do tempo de maneira sedentária e agora resolveu mudar os hábitos para um estilo de vida mais saudável, quais são esses cuidados que devem ser tomados e por onde começar?
Haroldo Lordello – Acho que a primeira coisa a começar é procurar profissionais capacitados, procurar uma academia, um professor de educação física, um personal trainer, um nutricionista e um médico para fazer as avaliações necessárias e ter orientação. Aí sim você vai com certeza ter os resultados que deseja.

Viva Mais Viva Melhor – Bom, para finalizar, muitas pessoas acreditam que se consultar o nutricionista é sinônimo de passar fome. O que tem a dizer sobre essa informação, Haroldo?
Haroldo Lordello – Na realidade se atribui as dietas àquela ideia antiga de regime, e muitas vezes, como as pessoas fazem a dieta por conta própria, elas acabam fazendo uma restrição muito severa e assim acabam passando fome. Sempre brinco com os meus pacientes que as dietas de revista e as dietas populares estas sim fazem com que as pessoas passem fome, mas se você busca uma orientação profissional você nunca vai passar fome através de uma dieta bolada por um nutricionista capacitado.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com Haroldo Lordello, nutricionista. Muito obrigada Haroldo e até a próxima oportunidade.
Haroldo Lordello – Obrigado Olga.