NOSSOS VÍDEOS

Mitos e Verdades sobre Suplementação Alimentar

 (071) 92... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos nutricionais já fazem parte da rotina de muita gente. Eles são produtos destinados a suprir as carências nutricionais do organismo complementando a dieta caso algum paciente não esteja conseguindo alcançar as necessidades diárias através da alimentação. São compostos naturais oferecidos pelos alimentos podendo conter proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e sais minerais. Porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito do assunto. Para esclarecer a essas dúvidas, na nossa série Mitos e Verdades quem conversas conosco é a nutricionista, Camila Avelar.
Doutora Camila, primeiramente, é correto afirmar que suplementação é apenas para atletas profissionais?
Camila Avelar – Não. A suplementação pode ser indicada para qualquer indivíduo cuja as necessidades não estejam sendo atendidas através da alimentação.

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos nutricionais são um desperdício de dinheiro, pois com uma boa alimentação ninguém precisa deles, isso é mito ou é verdade?
Camila Avelar – Mito, Olga. A suplementação nutricional não é nenhum desperdício de dinheiro, ela é uma excelente estratégia utilizada por nós, profissionais, para adequar às necessidades nutricionais de qualquer paciente, quando necessário.

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos alimentares agem da mesma maneira em todas as pessoas, doutora? Isso é mito ou é verdade?
Camila Avelar – Mito. Suplementos nutricionais são metabolizados de forma similar, mas cada indivíduo possui particularidades genéticas e bioquímicas que podem gerar pequenas modificações na atuação de alguns suplementos, podendo em alguns casos serem benéficos ou até prejudiciais à saúde. Por isso, a indicação, dose e posologia devem ser avaliadas com muito cuidado e de forma individualizada pelo nutricionista, Olga.

Viva Mais Viva Melhor – Existem suplementos específicos e diferentes para mulheres, para homens, para crianças e para idosos, isso é mito ou é verdade?
Camila Avelar – Verdade, Olga. Mulheres, homens, crianças e idosos possuem particularidades metabólicas e necessidades que são específicas e vão variar de acordo com o metabolismo hormonal e faixa etária. Portanto, os suplementos precisam se adequar a tudo isso, levar em conta todas essas variáveis.

Viva Mais Viva Melhor – Os suplementos podem deixar de fazer efeito ao longo do uso, isso é verdade ou é mito?
Camila Avelar – Diria que isso é um mito. Porque não é que o suplemento deixe de fazer efeito, mas talvez o objetivo que ele tenha sido prescrito tenha sido alcançado e, nesse caso, ele deixa de ser indicado nestes indivíduos e aí teria que ser avaliado, prescrito um outro suplemento e se for o caso manter a suplementação. Então não é que ele deixe de fazer efeito, mas simplesmente o efeito desejado já tenha sido alcançado e o uso não seja mais necessário.

Viva Mais Viva Melhor – Mesmo que o suplemento só tenha produtos naturais em sua composição, é preciso se consultar um profissional para consumi-los, isso é mito ou é verdade?
Camila Avelar – Verdade. Muitas pessoas acreditam no apelo de que, pelo fato de ser natural, o rótulo dizer que é natural, isso não causaria nenhum prejuízo à saúde, o que é um engano. Como já dito aqui, os suplementos precisam de indicação, doses, tempo de uso pré-estabelecido pelo profissional habilitado para que seu uso seja seguro e leve ao indivíduo os benefícios esperados.

Viva Mais Viva Melhor – Além de engordar, o uso indevido de suplementos nutricionais pode causar sobrecarga renal, desequilíbrio metabólico, intoxicação hepática e também o aumento de processo inflamatório, isso é verdade ou é mito?
Camila Avelar – Verdade, Olga. Por isso que procurar um nutricionista para avaliar se essa suplementação nutricional é indicada é essencial, e como ela deve ser feita, quanto deve ser tomada.

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos nutricionais podem substituir até duas refeições diárias, mito ou verdade?
Camila Avelar – Isso é mito. A suplementação é uma estratégia que vai visar a adequação da ingestão do nutriente. Se o indivíduo, por exemplo, tiver particularidades que impossibilitem ingestão de uma alimentação equilibrada, suplementar pode ser uma estratégia viável e pode ser utilizada assim até mais do que duas refeições, até que o equilíbrio seja reestabelecido e o indivíduo volte a se alimentar de forma correta, só que para isso ele precisa de um acompanhamento profissional e o nutricionista é o profissional habilitado que vai estar avaliando isso e dizer até quantas refeições, no caso deste paciente especificamente, ele pode estar substituindo.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que os suplementos sempre garantem ganho de massa muscular ou é um mito?
Camila Avelar – É mito. O ganho de massa muscular depende de vários fatores, como por exemplo o metabolismo hormonal equilibrado, um padrão alimentar saudável e voltado para o objetivo de cada paciente, além de uma disciplina com treinamentos específicos que estejam associados ao ganho de massa muscular. Só a suplementação não pode garantir isso, porque tem uma série de variáveis que vão influenciar o ganho de massa muscular dos indivíduos.

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos manipulados fazem o mesmo efeito dos comercializados em indústrias farmacêuticas, isso é verdade ou é mito?
Camila Avelar – É verdade. Se for o mesmo ativo utilizado, o nutriente utilizado no manipulado e usar pronto ele não teria porquê ter efeito diferente, o que vai diferenciar é q concentração, dose utilizada, indicação, mas se for o mesmo princípio não tem porquê ser diferente.

Viva Mais Viva Melhor – E para finalizar, é correto afirmar que se o paciente estiver consumindo suplemento nutricional ele poderá comer qualquer coisa, pois estará saudável?
Camila Avelar – De forma alguma, Olga! Antes da suplementação é importantíssimo avaliar o padrão alimentar. Ele precisa ser saudável, individualizado e adequado à rotina e particularidades de cada um. O suplemento ele entra como coadjuvante necessário, mas é indispensável garantir a saúde dos indivíduos através de um padrão alimentar equilibrado e saudável.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com Camila Avelar, nutricionista. Camila, muito obrigada e até a próxima.