NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Suplementação Nutricional

 (071) 92... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é suplementação nutricional e para que serve?
Camila Avelar - Suplementação nutricional é uma estratégia utilizada na prática clínica para garantir a oferta das necessidades nutricionais diárias dos indivíduos. A prescrição de suplementos permite a complementação ou suplementação do plano alimentar de acordo com as necessidades específicas de cada um.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os benefícios da suplementação nutricional?
Camila Avelar - A suplementação nutricional permite fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e aminoácidos, carboidratos, fibras, probióticos e compostos bioativos associados ou isolados na quantidade, forma de apresentação e frequência de acordo com as particularidades e necessidades nutricionais de cada paciente.

Viva Mais Viva Melhor – Quem precisa de suplementos nutricionais?
Camila Avelar - Indivíduos que, por algum motivo, não conseguem ingerir ou alcançar suas necessidades nutricionais diárias, ou que por alguma demanda metabólica aumentada, precisam aumentar seu aporte diário.

Viva Mais Viva Melhor – Qualquer pessoa pode tomar suplementos nutricionais?
Camila Avelar - Suplementos nutricionais são excelentes estratégias para realizar uma nutrição adequada e promover saúde, mas também podem representar um risco a saúde quando tomados de forma indiscriminada e sem orientação profissional. Para avaliar a necessidade de suplementação, é imprescindível consulta com Nutricionista para que seja realizada uma avaliação nutricional e dietética, e de parâmetros bioquímicos, além de considerar os objetivos e a individualidade bioquímica de cada paciente.

Viva Mais Viva Melhor – Qual a diferença de suplementos prontos e manipulados?
Camila Avelar - Suplementos prontos contém quantidades pré-estabelecidas de um determinado nutriente ou composto bioativo, o que pode não se ajustar às particularidades de cada paciente. Alguns suplementos prontos ainda podem conter aditivos como conservantes, corantes, aromatizantes e estabilizantes, que são prejudiciais à saúde. A manipulação de suplementos permite a prescrição de formas de apresentação e doses individualizadas, além da isenção de aditivos.

Viva Mais Viva Melhor – Qual cuidado devo ter com suplementos nutricionais?
Camila Avelar - Primeiramente, deve-se sempre procurar um Nutricionista para avaliar a necessidade de suplementação nutricional e a orientação para seu uso correto e o mais importante: saber que suplementos não podem substituir uma alimentação saudável e equilibrada.