NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Lente de Contato Dental

 (071) 99... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que são lentes de contato dental?
Dr. Robert Matos – São facetas de cerâmica ultrafinas que receberam essa denominação devido a semelhança com relação a espessura das lentes de contato oculares. É um tratamento bastante conservador, que não necessita de desgastes dentários ou, quando necessitam, estes desgastes são muito pequenos.

Viva Mais Viva Melhor – Que tipos de problema as lentes de contato dental podem corrigir?
Dr. Robert Matos – Elas podem ser usadas para corrigir pequenas imperfeições da superfície dental, corrigir alterações de forma, fechamento de espaços entre os dentes, criar harmonia no padrão do sorriso e dar um rejuvenescimento no sorriso.

Viva Mais Viva Melhor – Existe um número mínimo ou máximo de dentes que podem ser revestidos com as lentes de contato?
Dr. Robert Matos – O número máximo de lentes será determinado pela necessidade e expectativa do paciente com relação ao tratamento. Quanto ao número mínimo, como se trata de um tratamento estético, normalmente se reabilita a região mais visível do sorriso, de canino a canino, mas isso vai depender da análise do caso.

Viva Mais Viva Melhor – Qualquer pessoa pode se beneficiar da técnica de lente da contato dental?
Dr. Robert Matos – Em princípio sim. No entanto, é preciso avaliar o paciente para determinar se a lente de contato é a indicação clínica mais apropriada e, para isso, o profissional precisa ter um bom conhecimento de prótese e da estética do sorriso. É importante que você escolha um profissional qualificado para realizar este procedimento.

Viva Mais Viva Melhor – Bebidas escuras, como café e Coca-Cola, podem amarelar as lentes de cerâmica?
Dr. Robert Matos – As lentes de contato possuem estabilidade de cor, ou seja, elas não se alteram com o passar dos anos. O que pode ocorrer é um manchamento externo superficial das lentes de contato por conta destas bebidas pigmentadas, mas é facilmente removida no consultório.

Viva Mais Viva Melhor – Caso a lente de cerâmica seja aplicada em apenas um dente, corre o risco deste dente ficar com a cor diferente dos outros?
Dr. Robert Matos – Veja só, nos dentes que apresentam grandes alterações de cor ou de forma não se utiliza lentes de contato e sim facetas laminadas de cerâmica ou coroas de cerâmica pura. Porque nestes casos se requer uma espessura maior de cerâmica para mascarar a alteração de cor e, portanto, é necessário um desgaste da superfície do dente. Nestes casos é possível sim haver uma diferença de cor em relação aos dentes naturais. No entanto, não costumo cimentar nenhum trabalho sem o aval do meu paciente. Para mim é muito importante que o resultado final do trabalho me agrade, mas que principalmente satisfaça o paciente.

Viva Mais Viva Melhor – As lentes de contato dental podem descolar?
Dr. Robert Matos – Eventualmente sim. No entanto, uma boa adaptação das lentes, o uso de bons materiais de cimentação e aplicação adequada da técnica normalmente eliminam esta possibilidade.

Viva Mais Viva Melhor – Quanto tempo duram as lentes de contato dental? Elas necessitam de cuidados especiais?
Dr. Robert Matos – As lentes de contato não requerem cuidados especiais. O cuidado que você precisa ter com ela é o mesmo cuidado que você precisa ter com os seus dentes naturais. Quanto à duração, os estudos mostram que em média de 5 a 10 anos, mas podem durar bem mais do que isso.