NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Catarata

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é a catarata e como ela se desenvolve?
Dr. Moacyr Freitas – A catarata é o processo de opacificação do cristalino. O cristalino é uma lente natural que nós temos no olho, que com o passar dos anos ele vai opacificando. Essa opacificação aumenta mais a partir dos 60 anos, levando ao embaçamento da visão. A catarata é a principal causa de cegueira reversível, ou seja, pacientes que começam a perder a visão ou que perdem a visão por catarata podem recuperar a visão através de um processo de cirurgia.

Viva Mais Viva Melhor – Como enxerga a pessoa que tem catarata?
Dr. Moacyr Freitas – A pessoa que tem catarata costuma se queixar de embaçamento da visão, como se tivesse olhando através de um vidro fosco, perda da nitidez, alteração das cores, alteração do contraste, ou seja, do preto e do branco, as coisas costumam ficar acinzentadas. Este paciente que está acima ou por volta de 60 anos provavelmente tem a catarata.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são as causas da catarata?
Dr. Moacyr Freitas – A catarata faz parte do processo de envelhecimento do olho. O cristalino, que é a lente natural do olho, é transparente assim que a gente nasce e, com o processo de envelhecimento, ele costuma a ficar opaco. Então a partir dos 60 anos isso é mais nítido, então todo mundo que ultrapasse os 60 anos poderá ter catarata. Existem outras causas de catarata, as cataratas traumáticas, cataratas por doenças sistêmicas como o diabetes, catarata por medicamentos, catarata congênita que é o tipo de catarata que vem ao nascimento, são outras causas de catarata menos comuns.

Viva Mais Viva Melhor – A catarata tem tratamento?
Dr. Moacyr Freitas – A catarata tem tratamento e é exclusivamente cirúrgico. Hoje em dia com os avanços da cirurgia de catarata tem se operado precocemente e a recuperação visual é mais rápida. Antes deixava-se a catarata ficar mais densa, a visão ficar pior para poder operar e isso dificulta o lado cirúrgico e dificulta mais a recuperação da visão. Cada vez mais tem se operado mais precocemente os pacientes com o diagnóstico de catarata.

Viva Mais Viva Melhor – Como é o pós-operatório da cirurgia de catarata?
Dr. Moacyr Freitas – O pós-operatório da cirurgia de catarata é bastante tranquilo. A cirurgia de catarata avançou bastante nos últimos anos, o risco cirúrgico diminuiu bastante, então o número de complicações é raro de acontecer e a recuperação cirúrgica é rápida. Existem, nos primeiros dias, a restrição quanto a atividade física, restrição de dirigir, são nos dias iniciais, mas logo depois pode retornar às atividades normais. O uso de medicamentos é a base de colírio, com mais ou menos 10 a 15 dias a gente já tem uma boa recuperação da visão.