NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Miomas

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que são miomas?
Dr. André Goyanna – Os miomas são nódulos benignos que nascem no útero e que, a depender da sua localização e tamanho, apresentam diversos sintomas.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os sintomas de quem tem miomas?
Dr. André Goyanna – Muitas mulheres não sentem nada e só descobrem que possuem o mioma em exames de ultrassom de rotina. No entanto, uma parcela de mulheres pode apresentar sangramentos menstruais intensos, até mesmo fora do ciclo, além de sensação de peso no abdome, dor, vontade de ir várias vezes ao banheiro, cursar com infertilidade e até mesmo abortamentos repetidos.

Viva Mais Viva Melhor – Quem tem miomas precisa sempre operar?
Dr. André Goyanna – Não. Vai depender muito dos sintomas que a paciente esteja sentindo e, mesmo que esteja indicada a retirada do mioma, a paciente pode optar por diversas formas de tratamento que não a retirada do útero, a chamada histerectomia.

Viva Mais Viva Melhor – Quais as opções de tratamento dos miomas?
Dr. André Goyanna – Além da histerectomia existem técnicas para retirada dos miomas como a videolaparoscopia e a vídeo-histeroscopia. Pode-se fazer também o uso de medicamentos que reduzem o tamanho dos miomas e, por fim, mais recente a todos estes métodos, existe a opção de tratamento através da embolização dos miomas.

Viva Mais Viva Melhor – O que é a embolização de miomas?
Dr. André Goyanna – A embolização de miomas é um procedimento médico minimamente invasivo realizado pelo radiologista intervencionista. Ela consiste na oclusão dos vasos sanguíneos que nutrem os miomas feita através na injeção na circulação do mioma de pequenas esferas. Desta maneira, os miomas acabam morrendo por falta de nutrientes e o organismo da mulher vai, aos poucos, absorvendo os miomas, que assim reduzem de tamanho. O procedimento é realizado apenas com um corte do tamanho de uma ponta de caneta na virilha por onde o médico radiologista intervencionista tem acesso ao útero e aos miomas e assim realiza o tratamento. É feito em ambiente hospitalar, com auxílio de aparelho de angiografia, num local comumente denominado de hemodinâmica.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização de miomas é um procedimento seguro?
Dr. André Goyanna – A embolização de miomas é considerada, pela Sociedade Americana de Ginecologia e Obstetrícia, nível 1A de evidência científica no tratamento de miomas, isso corresponde ao mais alto nível de confiabilidade em medicina, o que demonstra os benefícios da embolização quando bem indicada. Já no hospital, a paciente poderá caminhar 6 horas após o término do procedimento. O tempo de internação é bastante curto, aproximadamente 24 horas, e geralmente ocorre um retorno rápido às atividades habituais da paciente. Possibilita, sobretudo, a preservação do útero, além de tratar diversos miomas ao mesmo tempo, ausência de cicatrizes cirúrgicas ou pontos e índice de melhora dos sintomas em torno de 96% das pacientes tratadas.

Viva Mais Viva Melhor – Qualquer pessoa que tenha mioma pode fazer a embolização?
Dr. André Goyanna – A embolização de miomas está indicada apenas para pacientes sintomáticas, ou seja, aquelas que sofrem com a presença do mesmo. Ainda assim, existem miomas em que procedimentos cirúrgicos ou endoscópicos estariam melhor indicados para o tratamento. Desta maneira, é importante que a paciente passe antes numa consulta com seu médico ginecologista para avaliar, em conjunto com ele, a melhor alternativa de tratamento.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização de miomas tem cobertura nos convênios de saúde?
Dr. André Goyanna – Sim. Os planos de saúde complementar, à exceção do SUS (Sistema Único de Saúde), são obrigados a cobrir o procedimento de embolização de miomas, pois fazem parte do hall da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Viva Mais Viva Melhor – Qual profissional é capacitado para realizar o procedimento de embolização de miomas?
Dr. André Goyanna – Para realização de embolização de miomas o médico precisa ter treinamento e especialização em radiologia intervencionista. Ele precisa ter título de especialista reconhecido pela AMB (Associação Médica Brasileira) e esse título tem que ser registrado no Conselho Regional de Medicina local. É um procedimento bastante seguro, mas que, como tudo na medicina, deve ser feito com profissionais com experiência e formação na especialidade.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização de miomas pode afetar a fertilidade da mulher?
Dr. André Goyanna – Diversos estudos científicos publicados demonstraram que a fertilidade das pacientes submetidas a embolização é a mesma como é comparada a outros procedimentos cirúrgicos, como a miomectomia ou até mesmo para tratamentos medicamentosos de miomas. É um procedimento que é considerado seguro e eficaz quando bem indicado, inclusive para as pacientes que desejam engravidar.