NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Pré-Natal

 (071) 33... Ver mais >

O que é o pré natal?

É o acompanhamento que fazemos com a gestante no período que antecede o Parto.

 

Qual a melhor época para iniciar o pré natal?

O ideal é iniciar o acompanhamento antes de engravidar, pois torna-se mais fácil tratar qualquer patologia com a paciente fora da gestação. Adequar medicações que a paciente faz uso rotineiramente como antiipertensivos, medicações para controle do diabetes. Podemos inclusive incentivar o controle do peso, orientar dieta adequada e prática esportiva que são fundamentais para uma gestação saudável.

 

Todas a pacientes seguem as mesmas rotinas no pré natal?

Não, é muito importantes fazer um acompanhamento individualizado. Paciente com prè natal de alto risco, paciente hipertensas, diabéticas, ou com qualquer patologias têm normalmente um acompanhamento mais intensivo.

E quanto as pacientes que gozam de boa saúde?

Nestas o acompanhamento também é individualizado pois devemos levar em conta seu histórico familiar, e sua evolução na gestação.

 

Existem exames de rotina para as gestantes?

Sim,  temos muitos exames que devem ser realizados por todas as gestantes. Exames ultrassonográficos, sorologias e exames para acompanhamento da saúde da gestante.

A gestação é uma fase única na vida da mulher, neste período ela está mais sujeita a adquirir alguns problemas de saúde como infecção urinária.

Não podemos esquecer que estamos cuidando também de outro paciente, que é o concepto que está se desenvolvendo no ventre da mãe. A medicina fetal tem   evoluído bastante e há muito o que fazer para o bebê chegue com boa saúde.

 

O Senhor destacaria algo no acompanhamento do pre natal?

O pré natal é todo cercado por importantes definições. Primeiro, determinar com mais precisão possível a idade gestacional, pois com a idade gestacional definida que podemos planejar a realização de exames e procedimentos que podemos fazer em cada fase da gestação. Exames ultrassonográficos por exemplo, são mais específicos em determinadas idades gestacionais como a ultrassonografia morfológica do primeiro e segundo trimestres. Determinar a data provável do parto, evitando a prematuridade e se a gestação esta se prolongando demais.

 

Basta o acompanhamento com o obstetra para uma gestação saudável?

O ideal é que a gestante fosse também acompanhada por outros profissionais de saúde como nutricionista, preparador de educação física e psicólogo. Não tem com somente o obstetra acompanhar uma boa prática de exercícios físicos, uma dieta bem balanceada, e orientar sobre toda as expectativas, apreensões e medos que a chegada de um filho traz para a vida de uma pessoa.