NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Farmácia de Manipulação

 (71) 998... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Qual a diferença entre farmácia de manipulação e uma drogaria?
Dra. Edza Brasil – A diferença entre uma farmácia de manipulação e uma farmácia comum é que a farmácia de manipulação produz os seus medicamentos sob medida para os pacientes conforme receita médica e a farmácia comum revende produtos industrializados feitos pela indústria farmacêutica, cosmética ou de alimentos em grande escala. Na verdade, somos prestadores de serviços farmacêuticos e não apenas um varejista. O serviço e a informação são grandes diferenciais porque trabalhamos com profissionais que buscam entender a necessidade do paciente e oferecer uma solução única. Em todas as nossas lojas temos farmacêuticos e técnicos em químicas, consultores de saúde habilitados para dar a melhor informação ao cliente.

Viva Mais Viva Melhor – Como é o processo de elaboração de um medicamento manipulado?
Dra. Edza Brasil – Tudo começa com a prescrição médica e/ou do nutricionista que é o detalhamento do que deve conter o medicamento. Com este documento, a farmácia inicia um processo interno nos nossos laboratórios para produzir este tratamento, exatamente como solicitado pelo prescritor. São envolvidos em média 6 pessoas no processo de produção de uma formulação e existem várias etapas de validação e conferência da qualidade, sempre acompanhada de um software que registra todas informações do processo e do medicamento. Desta forma há um controle rigoroso diminuindo a ocorrência de erros na produção a quase zero.

Viva Mais Viva Melhor – Quais as vantagens de manipulação de medicamentos?
Dra. Edza Brasil – A vantagem é que a manipulação faz um produto sob medida, um a um, atendendo as especificações que o médico e/ou nutricionista prescreveu com três grandes vantagens. A primeira delas é o ajuste da forma farmacêutica adequada do tratamento, a segunda é a dose exata de cada substância e a terceira é a associação de ativos que o nosso cliente precisa. Então o produto manipulado é feito sob medida, especificamente para aquele paciente dentro das necessidades de peso, altura, sexo e idade.

Viva Mais Viva Melhor – A utilização de medicamentos manipulados é segura? Existem estudos que comprovem sua segurança e normatização específica?
Dra. Edza Brasil – Sim. A segurança dos nossos produtos manipulados é garantida sim. Hoje temos vários estudos científicos, feitos por médicos e farmacêuticos, garantindo que o medicamento manipulado é tão seguro quanto o da indústria farmacêutica. Primeiro porque temos muito cuidado no preparo destes medicamentos. A legislação sanitária é específica e rigorosa tanto para a indústria quanto para a farmácia de manipulação, porque lidamos com vidas humanas. Segundo porque o medicamento manipulado é feito dentro da dose que nós precisamos e a sua produção é muito minuciosa, com pesagem, controle dos processos e de todas as substâncias. Todas estas etapas são registradas no sistema, garantindo a segurança e a rastreabilidade do produto e do medicamento que leva também menos conservantes.

Viva Mais Viva Melhor – Qual é a importância da adequação, veículo e via de administração para o sucesso do tratamento? O que é a forma farmacêutica?
Dra. Edza Brasil – A forma farmacêutica é como o medicamento se apresenta para uso. Então a farmácia magistral pode ter diversas formas, uma delas pode ser na forma de comprimido, cápsula, xarope, pomada, creme, supositório, óvulos, cremes de alta permeação e uma infinidade enorme de formas farmacêuticas diferenciadas que a farmácia de manipulação disponibiliza para os seus clientes. Hoje as novidades são as formas nutricionais, podemos fazer como chocolate, gomas, shakes, pirulitos, sopa. O sucesso do tratamento está ligado diretamente a adesão do cliente a ele, para isso o cliente tem que se sentir confortável com a forma do medicamento. Muitas crianças, por exemplo, podem não tomar medicamento “tal” porque tem um gosto ruim, o idoso muitas vezes tem dificuldade de deglutição, o creme tem que ter um sensorial legal e o suplemento não deve ter cara e nem gosto de remédio. Então a farmácia de manipulação disponibiliza formas farmacêuticas diferenciadas para melhor adesão ao tratamento.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são as tendências de tratamentos individualizados?
Dra. Edza Brasil – O mercado de beleza e bem-estar e vida saudável estão em alta, suplementos alimentares e tratamentos dermatológicos. Isso porque o aumento da expectativa de vida da sociedade acompanhada de uma vontade de viver mais e melhor. Desta forma, os pacientes estão buscando soluções mais completas e a manipulação dá ótimas respostas a isso. Possuímos muitas opções de ativos que possibilitam resultados excelentes nestas áreas, como fitoterápicos, cosmecêuticos, nutracêuticos e hormônios. Acredito e investimos bastante neste segmento prezando por um atendimento personalizado aos nossos clientes e buscando as maiores novidades no mercado para trabalhar em conjunto com os prescritores.