NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Câncer

 (071) 40... Ver mais >

O que é o câncer?

Câncer é um grupo de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, que invadem os tecidos adjacentes e se espalham pelo corpo.

 

O que causa o câncer?

O câncer não tem uma causa única, e sim várias. Alguns fatores são intrínsecos ao indivíduo e não podem ser modificados como: idade, sexo e herança genética. Outros estão associados a infecções virais e exposição a substâncias químicas e radioativas. Entretanto, a maioria está associada a hábitos de vida, principalmente o cigarro, o uso excessivo de bebida alcóolica e a obesidade.

 

O câncer tem cura?

Sim, o câncer quando diagnosticado em uma fase inicial, ou seja que ainda não se espalhou pelo corpo, têm cura na maioria das vezes.

 

Como devo me prevenir do câncer?

Primeiro e mais importante é não fumar, pois o fumo está associado à maioria dos cânceres.

Segundo, evitar bebida alcóolica em excesso e ter uma dieta saudável, rica em frutas e verduras, pobre em gordura e carne vermelha.

Terceiro, usar protetor solar, fazer sexo seguro, jamais usar drogas ilícitas e evitar exposição a substâncias químicas e radioativas.

E por último, fazer visitas regulares ao seu médico e, quando indicado, os exames para rastreamento de câncer.

 

O que são exames de rastreamento para o câncer?

São exames que procuram detectar o câncer em uma fase inicial onde a chance de cura é grande. Eles variam com a idade e o sexo do indivíduo. Eles estão voltados para detecção precoce dos cânceres mais comuns entre os homens e as mulheres. Dentre eles destaco a mamografia e o exame preventivo do colo do útero para as mulheres, o PSA e o toque retal para os homens, e a colonoscopia e exame da pele para ambos os sexos. Converse com o seu médico e discuta quais destes exames está indicado para você.

 

Por que o câncer causa tanto medo nas pessoas?

O cancer é uma doença como outra qualquer, mas que ainda carrega um estigma muito grande, pois nos confronta com o medo da nossa finitude (ou morte). Os avanços dos exames de diagnóstico precoce e dos tratamentos, sejam eles cirúrgico, da radioterapia ou da quimioterapia tem trazido um aumento da chance de cura e um alento nos casos avançados. A falta de informação e o medo ainda são os nossos maiores inimigos nesta batalha. Por isso, informe-se e procure o seu médico essas são as duas melhores armas contra esta enfermidade.