NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Endoscopia Digestiva Alta

 (071) 33... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é endoscopia digestiva alta?
Dra. Amanda Mascarenhas – A endoscopia digestiva alta é um exame realizado com o objetivo de fazer o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo, como inflamações, a exemplo de esofagite, refluxo, gastrites, úlceras e câncer do esôfago, estômago e duodeno, tanto na fase inicial como avançada.

Viva Mais Viva Melhor – Quando devo realizar o exame de endoscopia digestiva alta?
Dra. Amanda Mascarenhas – Devem realizar endoscopia pacientes que apresentem sintomas persistentes de desconforto abdominal, má digestão, enjoos, vômitos, azia, queimor, regurgitação, perda de peso, anemia, diarreia crônica e fezes de coloração enegrecida tipo borra de café.

Viva Mais Viva Melhor – É possível fazer biópsia na endoscopia digestiva alta?
Dra. Amanda Mascarenhas – Sim. A realização de biópsias durante o exame de endoscopia permite pesquisarmos a presença da bactéria H. Pylori, avaliarmos o grau de atividade inflamatória de gastrites e esofagites, além da retirada de fragmentos da mucosa para o diagnóstico de câncer e lesões pré-malignas como gastrite atrófica, displasia e metaplasia intestinal.

Viva Mais Viva Melhor – O que é necessário para realizar o exame de endoscopia digestiva alta?
Dra. Amanda Mascarenhas – Para realizar o exame de endoscopia o paciente deve estar em jejum de 8 horas. Aqueles que utilizem anticoagulantes, remédios para diabetes devem ser avaliados para a necessidade de suspensão destes medicamentos antes do exame devido ao risco de sangramento ou hipoglicemia.

Viva Mais Viva Melhor – É necessário repouso após o exame de endoscopia digestiva alta?
Dra. Amanda Mascarenhas – Sim. Logo após a endoscopia o paciente deve ficar em observação por cerca de 30 minutos para recuperação dos efeitos da sedação do exame, é oferecido a ele um lanche e após período esse período pode retornar para sua casa com um auxílio de um acompanhante, com orientação de não dirigir nem realizar atividade física por cerca de 12 horas.