NOSSOS SPOTS

Vídeo Completo Série Câncer Hereditário

 (071) 40... Ver mais >

O que é Câncer Hereditário?

É uma situação em que o indivíduo herda a predisposição para desenvolver determinados tipos de câncer. Apenas 5 a 10% dos casos de Câncer são resultado de alterações genéticas herdadas, mas a identificação desses casos permite que sejam tomadas medidas de prevenção mais precocemente.

 

Quais são características do Câncer Hereditário?

O Câncer Hereditário tem como característica vários casos de tipos específicos de câncer em mais de uma geração de uma mesma família e também o aparecimento da doença em indivíduos mais jovens, por exemplo: Mãe e filha com câncer de mama antes dos 40 anos e avó ou tia com câncer de ovário antes dos 50 anos já chama a atenção para uma possível predisposição hereditária para esta doença.

 

Como se diagnostica o Câncer Hereditário?

Ao analisar a história familiar o médico suspeita de predisposição hereditária e encaminha para avaliação com o oncogeneticista que fará o estudo mais detalhado da família e verá se tem critérios enquadrar o paciente em alguma síndrome de câncer hereditário.  Uma vez estabelecido o risco será solicitado, se for o caso, o teste genético mais adequado para confirmar o diagnóstico.

 

Como se prevenir do Câncer Hereditário?

Uma vez feito o diagnóstico, o oncogeneticista discutirá com o paciente, com o médico assistente e com os familiares a melhor conduta para medidas de prevenção. 
Para alguns tipos de câncer hereditário existem medidas já bem estabelecidas de redução de risco.
Uma vez que o paciente tenha sido diagnosticado com câncer hereditário, outras pessoas da família deverão ser analisadas, mesmo que não tenham a doença, para determinar a predisposição e oferecer as medidas preventivas disponíveis.