NOSSOS SPOTS

Vídeo Completo - Lipoaspiração

 (071) 32... Ver mais >

O que é Lipoaspiração?

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura, melhorando os contornos  e a proporção corporal.

Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle de peso ou de atividade física. 

Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente e em outros ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura localizada no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

A Lipoaspiração está indicada para mim?

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura localizada e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você; então quais seriam os pacientes que se beneficiariam do procedimento?

- Pacientes adultos, com até 30% acima do seu peso ideal, que têm uma pele firme e com bom tônus muscular;

- Indivíduos saudáveis que não tenham doença grave ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,

- Não fumantes;

- Pacientes com expectativa realista do resultado cirúrgico e determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Como é feito o pré-operatório da Lipoaspiração?

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

- Fazer exames laboratoriais e uma avaliação médica;

- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;

- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia;

- Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento durante o procedimento.

Além disso você precisa informar ao seu médico a razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado. Informar também condições médicas, alergias e tratamentos; o uso atual de medicamentos, fumo, álcool e drogas e se você já fez alguma cirurgia previamente.

Quais os riscos da Lipoaspiração?

A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com os seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis.

O cirurgião plástico irá lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar um termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Podem ser necessárias avaliações com outros especialistas antes da cirurgia e profilaxia de trombose.

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, e com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Como é feito o procedimento da Lipoaspiração?

Quais são as etapas do procedimento? Primeiro é realizada a anestesia, com a administração de medicamentos para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa, bloqueio ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

A lipoaspiração é realizada então através de pequenas incisões.

Primeiramente uma solução líquida e estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco e fino, que chamamos de cânula é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.

A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou uma seringa conectada à cânula.

Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e comprimir a área operada.

Ademais, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido.

Como é o pós-operatório da Lipoaspiração?

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem, geralmente em torno de 3 meses após a cirurgia, sendo indicada a realização de drenagem linfática nesse período. 

Além disso, com a manutenção de dieta saudável e atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, o ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia, portanto é importante seguir algumas recomendações para manter os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter o peso adequado e adotar um estilo de vida saudável.