NOSSOS SPOTS

Tema: Varicoceles

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Problema que atinge 15% da população masculina e 35% dos homens com infertilidade, a varicocele é a dilatação anormal das veias que drenam o sangue para os testículos. A patologia é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina. Dentre as opções de tratamento está a embolização, que é um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local. Para falar um pouco melhor sobre o assunto quem conversa conosco é o médico André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista.
Doutor, primeiramente explica aos nossos o quê que é a varicocele e porque ela se desenvolve.

Dr. André Goyanna – A varicocele é a dilatação das veias da região dos testículos, muito semelhante as varizes que ocorrem nas pernas. Ela se desenvolve lentamente e na maioria das vezes não existe uma causa específica, nem uma maneira adequada de prevenção. A varicocele incide em torno de 15% da população masculina e está presente em até 40% dos homens inférteis. Por razão da anatomia venosa, a varicocele é muito mais comum do lado esquerdo em torno de 90% dos pacientes.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, e porque que a varicocele causa infertilidade masculina?
Dr. André Goyanna – O refluxo de sangue e a dilatação das veias do testículo leva a um aumento da temperatura local, isso interfere nas células germinativas que são responsáveis pela produção do espermatozoide.

Viva Mais Viva Melhor – A varicocele gera algum tipo de sintoma, doutor?
Dr. André Goyanna – Os pacientes portadores de varicocele podem reparar na apalpação, um aumento das veias na região dos testículos, sobretudo quando estão de pé. Podem também cursar com sensação de dor local tipo peso, atrofia do testículo e infertilidade.

Viva Mais Viva Melhor – Como é que é feito o diagnóstico da varicocele, doutor?
Dr. André Goyanna – O diagnóstico em geral é realizado pelo médico pediatra ou urologista que examina o paciente e descobre a dilatação das veias na região dos testículos. Após esse diagnóstico clínico inicial podem ser realizados exames de ultrassom com doppler para verificar e graduar a varicocele, além do espermograma que identifica se existe ou não alteração na quantidade e qualidade dos espermatozoides.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são as opções de tratamento para a varicocele?
Dr. André Goyanna – Pacientes portadores de varicocele podem ser submetidos ao tratamento cirúrgico local, que consiste na ligadura das veias da região inguinal através de uma incisão local ou então serem submetidos a um procedimento chamado de embolização.

Viva Mais Viva Melhor – E quando está indicado o tratamento para a varicocele, doutor?
Dr. André Goyanna – O tratamento da varicocele está indicado sempre que houver indícios de sofrimento dos testículos, por exemplo, a diminuição do tamanho do mesmo que é chamada de atrofia, ou então quando existe alguma alteração na fertilidade do paciente em que você consegue flagrar isso no exame do espermograma.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, o quê que a embolização da varicocele significa e como ela é realizada?
Dr. André Goyanna – A embolização da varicocele é um método minimamente invasivo para o tratamento onde o médico radiologista intervencionista fecha todo o trajeto da veia doente do testículo. Ele vai por dentro da veia através de um cateter, onde ele preenche essa veia com algum material que vai ocluir a mesma. É feita através de uma punção na virilha e geralmente não leva ponto.

Viva Mais Viva Melhor – E qual que é a eficiência da embolização da varicocele?
Dr. André Goyanna – A embolização de varicocele tem um resultado muito semelhante a cirurgia quando a varicocele é do lado esquerdo. Quando a varicocele é também à direita, a cirurgia ainda se mostra um pouco mais eficaz.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização da varicocele pode ser realizada em qualquer paciente ou tem algum tipo de restrição?
Dr. André Goyanna – Em geral, os portadores de varicocele do lado esquerdo e que possuam alteração clínica podem ser submetidos ao procedimento de embolização de varicocele.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização de varicocele é um procedimento doloroso?
Dr. André Goyanna – Não. A embolização de varicocele é feita com anestesia local e uma leve sedação para o conforto do paciente onde uma veia na região da virilha é puncionada e a partir daí se tem acesso a veia doente do testículo.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, doutor, quais as vantagens da embolização com relação às outras formas de tratamento da varicocele?
Dr. André Goyanna – O paciente submetido a embolização de varicocele não leva ponto, ele pode retornar a sua residência após 4 horas do término da cirurgia, pode caminhar normalmente após este período e o seu retorno às atividades habituais são muito mais rápidos quando comparados com a técnica cirúrgica. Em torno de 48 horas o paciente já pode realizar atividades físicas normalmente.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com o médico André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista. Doutor, obrigada e até a próxima.
Dr. André Goyanna – Obrigado você, Olga. Um grande abraço!