NOSSOS SPOTS

Tema: Prevenção de lesão na prática esportiva

 (071) 35... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam fazendo atividade física apenas esporadicamente sem acompanhamento de um profissional no intuito de se sentir um pouco mais saudável, mas fazer exercício físico de forma inadequada pode ocasionar lesões graves no corpo. Quem conversa conosco sobre esse assunto é o ortopedista, Doutor Gustavo Azi, especialista em cirurgia do joelho.
Doutor, primeiramente, explica para os nossos ouvintes o que é uma atividade física? Existe um tipo de atividade que não esteja relacionada a um esporte?
Dr Gustavo Azi- Bom, para simplificar, atividade física seria qualquer tipo de esforço físico que se estivesse como objetivo específico o preparo muscular e cardiorrespiratório de uma forma melhor, ou seja, seria um esforço físico orientado para atingir um determinado objetivo muscular ou cardiorrespiratório. Então, por exemplo, você subir escada e descer escadas na sua casa é um esforço físico, você pode transformar esse esforço físico numa atividade física, mas por si só, não é uma atividade física se não for bem orientada e estimulada dentro de um plano de tratamento.

Viva Mais Viva Melhor – Qual que é a importância da prática regular de atividade física na vida de uma pessoa?
Dr Gustavo Azi - Já está comprovado por estudos que a atividade física ela não só previne, como trata algumas patologias, então a atividade física tem um efeito benéfico do ponto de vista saúde física e mental, por exemplo em fase que a atividade física consegue controlar níveis glicêmicos e, inclusive, a saúde mental também num momento em que ela melhora a autoestima do paciente.

Viva Mais Viva Melhor – E o que fazer antes de começar uma atividade física, afim de evitar problemas futuros.
Dr Gustavo Azi - É fundamental que o cliente e o paciente procure em primeiro lugar um cardiologista e depois um ortopedista, para que ele faça uma avaliação em que ele tenha condições de praticar aquela atividade física, depois de feito isso, é interessante que ele faça atividade física de uma forma orientada por um educador físico, não necessariamente um personal trainer, mas pelo menos que um educador físico trace um plano de atividade daquele cliente.    

Viva Mais Viva Melhor – Existe diferença entre aquecer e alongar?  
Dr Gustavo Azi - Sim, o aquecimento é quando você faz-se volte a circular sangue naquela musculatura que por acaso naquele momento estava inativa, então isso é interessante que se faça para evitar lesões musculares. O alongamento é uma outra atividade que você vai tentar aumentar o comprimento das fibras musculares através de exercícios específicos para evitar encurtamento.  

Viva Mais Viva Melhor – Além dos cuidados básicos tem alguma coisa que o praticante pode fazer para melhorar o desempenho na academia e prevenir as lesões.
Dr Gustavo Azi - Sem dúvida nenhuma, primeiro lugar a regularidade e em segundo lugar ele fazer atividade física de uma maneira consciente, o que seria isso? Evitar pular etapas então, a atividade física deve ser feita de maneira moderada, regular e com controle do exercício isso é fundamental e sem dúvida nenhuma a orientação de um educador físico facilita muito a prevenção de lesão.   

Viva Mais Viva Melhor – O corpo dá sinais de esgotamento?
Dr Gustavo Azi - Sim, principalmente a dor, que seria o sintoma principal, não aquela dor temporária quando você aumenta uma carga e que você tem um pouco de dor muscular em um dia ou dois dias depois da atividade física, mas estou falando daquela dor persistente que, com o passar do tempo, acaba piorando e dão sinal de que alguma coisa que você tá fazendo de maneira equivocada. 

Viva Mais Viva Melhor – E qual é a importância doutor de manter a hidratação durante a prática esportiva? 
Dr Gustavo Azi - A gente sabe que uma grande porcentagem de nosso corpo é feito de água, no momento que você está fazendo atividade física você perde a água, então você precisa repor para que o metabolismo até mesmo para quando você ter um objetivo de ganho de massa muscular não seja alterado, então você precisa manter aquela porcentagem alta de água no corpo que é a única maneira de você contra disso é hidratando sempre que você estiver perdendo.    

Viva Mais Viva Melhor – Doutor quais os perigos de se praticar uma atividade física de maneira inadequada. 
Dr Gustavo Azi - Bom, além da lesão muscular, você pode acabar tendo lesões também nas articulações lesões ligamentares e lesões condrais, sem contar que você pode, não tendo um preparo cardiovascular e respiratório suficiente para aquela atividade física, também ter lesões nesses órgãos que a gente considera órgãos vitais.    

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, hoje em dia, podemos encontrar aparelhos de ginástica em algumas praças de Salvador, como usá-los de maneira adequada?   
Dr Gustavo Azi - Bom, em primeiro lugar é muito interessando a questão desses aparelhos que estimulam a população na prática da atividade física, mas o fato deles existirem a gente não deve facilitar durante o uso, então a orientação com o educador físico continua sendo necessária, então mesmo que ele não esteja ali no dia a dia mais pelo menos a primeira vez que o cliente for utilizar o aparelho se for bem orientado por um educador físico a coisa fica muito mais segura, caso ele não tenha essa oportunidade ele deve realizar o exercício de maneira lenta para evitar lesões articulares.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor nós selecionamos algumas dúvidas que chegaram em nossas redes sociais e eu farei a primeira pergunta: Doutor, porque eu sinto dor um ou dois dias depois de fazer um esforço físico?
Dr Gustavo Azi - Bom! Essa seria uma dor normal, é a sua musculatura se regenerando, não é uma dor que preocupa desde que com um ou dois dias essa dor desapareça.  

Viva Mais Viva Melhor – E a outra pergunta é: É verdade que exercício pode ajudar a melhorar o desempenho sexual?
Dr Gustavo Azi - Sem dúvida nenhuma, já tem estudo também mostrando que no momento que você melhora o condicionamento físico do paciente e suas funções vitais, você vai estar melhorando a atividade sexual do paciente, sem contar que geralmente o paciente que está engajado numa atividade física ele acaba melhorando sua autoestima com a melhora do seu condicionamento físico e sabemos que o fator psicológico é extremamente importante na atividade sexual.

Viva Mais Viva Melhor – Ok! Para finalizar doutor quais as dicas que o senhor pode deixar para a gente começar a praticar uma atividade física de maneira correta?
Dr Gustavo Azi - Primeiro lugar é você ter a noção da importância que a atividade física é extremamente salutar para a gente, segundo lugar você ter a força de vontade não desistir no primeiro momento que geralmente a tendência é você ainda não estar com aquela empolgação total e você pode pensar em desistir, não desista no início porque você não vai se arrepender e em terceiro lugar é você ter esses cuidados; procurar um cardiologista, procurar um ortopedista para fazer essa avaliação inicial e ter seu plano de atividade física orientado por um educador físico. 

Viva Mais Viva Melhor – Ok, conversamos com o médico ortopedista Dr Gustavo Azi especialista em cirurgia do joelho. Doutor muito obrigado e até a próxima.