NOTÍCIAS VIVA MAIS

Zika Vírus provoca microcefalia e outros defeitos de nascimento

Autoridades de saúde dos EUA concluíram que o Zika vírus provoca mesmo a microcefalia e outros defeitos cerebrais graves em bebês. Cientistas dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) chegaram a esta conclusão após a realização de uma revisão cuidadosa das evidências. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine. Os pesquisadores dizem que, "com base nesta análise, conclui-se que existe uma relação causal entre a infecção pelo vírus Zika, a microcefalia e outras anomalias cerebrais graves em bebês antes do nascimento".

Dr. Tom Frieden, diretor do CDC, diz que o estudo "marca um momento decisivo do surto do vírus Zika", pois agora “é correto afirmar que o vírus causa microcefalia". O vírus Zika é transmitido através da picada do mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya, o Aedes Aegypti; ele também pode ser transmitido através do contato sexual. Em muitas pessoas, a infecção não causa sintomas, enquanto outros podem experimentar uma doença leve, com temperaturas elevadas, erupção cutânea, dor nas articulações ou conjuntivite (coceira ou dor nos olhos). 

Em outubro de 2015, o Ministério da Saúde do Brasil registrou um aumento incomum de casos de microcefalia em recém-nascidos, na sequência de um surto de vírus Zika nos estados nordestinos. Desde então, a propagação do vírus a outras partes da América do Sul, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse, em fevereiro deste ano, que o vírus Zika é caso de Emergência Internacional de Saúde Pública.

O relatório do CDC observa que não há uma única peça de evidência que prove, conclusivamente, que o vírus Zika tenha relação com a microcefalia e outros defeitos do cérebro fetal. Mas, a evidência crescente, quando peneirado através de uma série de perguntas rigorosas, na ausência de prova definitiva, levou os revisores a chegarem a esta conclusão. O CDC apontam, ainda, que eles não estão dizendo a todas as mulheres grávidas infectadas com o vírus da Zika vai dar à luz bebês com defeitos cerebrais. Na verdade, muitas mulheres infectadas têm bebês saudáveis. Em vez disso, eles estão dizendo que a infecção com o vírus da Zika aumenta o risco de ter um bebê com microcefalia ou outro defeito grave.

Em tempo, o CDC planeja mais estudos para descobrir se os casos de microcefalia observados em crianças nascidas de mães infectadas com o vírus Zika são apenas a ponta do iceberg.