NOTÍCIAS VIVA MAIS

Alimentação e exercícios são aliados na prevenção do câncer de mama

Você sabia que ter uma dieta balanceada e praticar atividade física, regularmente, são fundamentais para prevenir o câncer de mama? Existem muitas pesquisas que mostram que a preocupação com a qualidade de vida é muito importante. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) demonstram que essas atitudes mostraram ser capazes de reduzir o risco de câncer de mama em até 28%. 

Uma pessoa que tem uma dieta balanceada, pratica exercício físico de maneira regular, realiza seus exames rotineiramente, conforme as orientações médicas, consegue fazer tudo o que, hoje em dia, na ciência moderna, facilita para a detecção do câncer de mama no estágio inicial, que é onde se consegue 95% de cura com tratamento.

Medidas que reduzem o risco de câncer de mama, cientificamente comprovadas, são: a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável (evitando o uso de bebidas alcóolicas) e realização de mamografia conforme a faixa etária. (Dr. André Vinicius Moraes Dias, médico especialista em mastologia)

É importante destacar, que a visita médica anual, a mamografia anual, permitem um diagnóstico precoce. “Os pacientes devem realizar a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Se o exame estiver normal, só precisará ser repetido aos 40 anos. Depois dos 40 anos, devem realizar a mamografia anualmente”, explica o Dr. André Vinícius. Porém,  o mastologia ainda acrescenta que há uma exceção: “pacientes que tiveram câncer de mama, em familiares de primeiro grau, começarão a realizar a mamografia 10 anos antes da idade em que o familiar foi acometido pela doença”. 

Vale lembrar, que este tipo de tumor, em sua fase inicial, frequentemente, é indolor e impalpável. Por isso, a mamografia é essencial para o rastreamento, capaz de detectar pequenos nódulos e microcalcificações que estão presentes logo no início da doença.