NOTÍCIAS VIVA MAIS

Treino intenso de 60 segundos pode melhorar a saúde

Não é segredo que fazer exercício físico é bom para a saúde, reduzindo os riscos de obesidade, diabetes tipo 2, doença cardíaca, entre outras. Por isso, um novo estudo sugere que apenas um minuto de exercício vigoroso, três vezes por semana, pode beneficiar a saúde tanto quanto um treinamento de resistência convencional de 45 minutos. Martin Gibala, principal autor do estudo e professor de cinesiologia na Universidade McMaster, no Canadá, e seus colegas publicaram suas descobertas na revista PLoS ONE.

Dentre as razões para não se exercitar, "falta de tempo" é uma das mais comuns, especialmente devido aos estilos de vida cada vez mais cheios de tarefas. Porém, essa nova pesquisa desafia essa desculpa. Os pesquisadores descobriram que exercícios intensos realizados em um curto espaço de tempo são tão benéficos quanto o treinamento de resistência mais longo.

A equipe comparou o programa de treinamento intenso com um programa de formação contínua de intensidade moderada. Este programa de 50 minutos incluiu 2 minutos de aquecimento, seguido de 45 minutos de bicicleta contínua a um ritmo moderado, e a 3 minutos de esfriamento. Para os estudos, foram utilizados os dados de 27 homens sedentários, os quais foram pareados por idade, índice de massa corporal (IMC) e pocos de VO2 (medida da taxa máxima de consumo de oxigênio durante o exercício aeróbico).

Alguns dos homens participaram de três sessões semanais de treinamento leve ou moderado durante 12 semanas, enquanto outros foram atribuídos a um grupo de controle que não exerceu atividade física. No final do período, os pesquisadores descobriram que ambos os grupos experimentaram benefícios de saúde semelhantes de seus regimes de exercício, em comparação com o grupo controle.

Em detalhe, ambos os grupos mostraram melhorias na capacidade cardiorrespiratória, sensibilidade à insulina e saúde metabólica.

Com base nas suas conclusões, Prof. Gibala e colegas sugerem que engajar-se em apenas um minuto de exercício vigoroso três vezes por semana é tão benéfico quanto 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana.

"Esta é uma estratégia de treino de tempo muito eficiente", observa o Prof. Gibala. "Breves rajadas de exercício intenso são notavelmente eficaz. A maioria das pessoas citam 'falta de tempo' como a principal razão para não se exercitar. Porém, nosso estudo mostra que uma abordagem baseada em intervalo pode ser mais eficiente. Você pode obter benefícios de saúde em menos tempo".