NOTÍCIAS VIVA MAIS

Fígado, o órgão responsável por diversas funções vitais do organismo

Localizado à direita da cavidade abdominal, o fígado é o órgão responsável por diversas funções vitais do organismo. Ele pode ser acometido por várias doenças, dentre elas, as hepatites, que podem ser causadas por vírus, alcoolismo ou ingestão inadequada de medicamentos. Essas doenças podem ser divididas em agudas e crônicas. Dentre as enfermidades hepáticas agudas, as hepatites agudas virais A e B e as hepatites medicamentosas são as mais comuns. Já as doenças crônicas mais comuns são a hepatite C, doença alcoólica do fígado, doença hepática gordurosa não alcoólica, aquela que envolve a presença de esteatose hepática, e a hepatite B. 

É importante ressaltar que o paciente deve procurar um hepatologista quando diagnosticado com uma doença crônica do fígado. Já nos quadros clássicos de hepatite aguda viral A e B não é mandatório procurar um hepatologista, o clínico geral, habitualmente, pode conduzir este paciente. 

Saiba mais:
Hepatite C: Biopsia X Elastografia hepática
Hepatite C: Evolução terapêutica

A melhor maneira de proteger o fígado é evitando atitudes de risco que possam provocar o seu dano. Portanto, é importante evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, o ganho excessivo de peso, a ingestão abusiva de alimentos não saudáveis e ricos em gorduras saturadas e carboidratos, evitar o sedentarismo, o compartilhamento de materiais perfurocortantes, bem como a prática de sexo não seguro, que pode transmitir a hepatite B, principalmente. 

O médico especialista em Gastroenterologia e Hepatologia, André Lyra, afirma que “o uso de anabolizantes tem elevado o potencial de provocar a hepatite aguda grave e culminar com a morte, de forma que a sua utilização deveria ser proibitiva”. Lyra ainda ressalta que, “para os pacientes que já têm alguma doença crônica do fígado é essencial manter um acompanhamento regular com seu médico”, finaliza.