NOTÍCIAS VIVA MAIS

Câncer de Endométrio: Doença exclusiva das mulheres

O câncer endometrial é uma doença que acomete somente o sexo feminino. Ele se inicia na mucosa que reveste a parede interna do útero, o endométrio. É um dos tumores ginecológicos mais frequentes nas mulheres acima dos 50 anos e seu sintoma principal é um sangramento entre as menstruações antes da menopausa ou um sangramento irregular após a menopausa. Porém, na maioria das vezes, tem poucos sintomas, a doença não apresenta dor física e avança devagar. 

No momento do diagnóstico, 80% das vezes a doença está confinada ao útero, o que significa dizer que o câncer está apenas no útero, ele não metastatizou (não foi para outros órgãos). Quando a paciente é operada, submetida à cirurgia, e o resultado da anatomia patológica (resultado de biópsia) revela que o câncer estava apenas no endométrio, ou seja, sem invasão da parede do útero, há a possibilidade muito grande desta paciente alcançar a cura.

O câncer de endométrio está associado a vários fatores de risco, dentre eles: 
- A idade, apenas 5% dos casos de câncer de endométrio ocorre antes dos 40 anos de idade, ou seja, a grande maiorias dos casos ocorre em mulheres acima de 50 anos;
- Menarca precoce, início da menstruação antes dos 12 anos de idade;
- Menopausa tardia, início da menopausa após os 50 anos de idade;
- Obesidade;
- Tratamento com reposição hormonal.

O cirurgião oncológico, doutor Adson Neves, revela que “habitualmente, na mulher acima dos 50 anos, o endométrio deverá medir 4mm (pouco menos de meio centímetro). Portanto, uma paciente que tem sangramento do útero, realiza uma ultrassom transvaginal e documenta um endométrio espessado, acima de 4mm, deve prosseguir sua investigação”. 

Existem dois métodos possíveis para investigar este espessamento endometrial: a curetagem uterina e a histeroscopia. Ambos tem a simples finalidade de tirar um fragmento desse endométrio alterado. Após esta biópsia, o tecido é examinado na anatomia patológica para se chegar ao resultado definitivo do câncer.