NOTÍCIAS VIVA MAIS

29 de Maio: Dia Mundial da Saúde Digestiva

O dia 29 de maio foi o escolhido pela Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) para comemorar o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A finalidade desta data é sensibilizar a população e profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento das doenças digestivas, além de conscientizar sobre a adoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada.

Dados apresentados no livro “Distúrbios Funcionais do Aparelho Digestivo”, editado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), mostram que é significativa a prevalência das doenças de trato gastrointestinal na população brasileira. Por isso, reconhecer essas patologias, para tratar o quanto antes, é fundamental. Para o Dr. Paulo Frederico, médico especialista em coloproctologia, “A saúde digestiva pode influenciar, de uma forma geral, no cansaço, em problema com dores de cabeça e outros casos que não sejam propriamente do intestino. O paciente que tem um ritmo intestinal inadequado, pode ter distensão abdominal, que a barriga fica inchada, ele fica mal-humorado, e daí o termo que muitos usam ‘enfezado’, por não estar tendo dejeções”.

Uma dieta adequada pode minimizar incômodos e ser fundamental no tratamento de determinados quadros. Hábitos alimentares têm toda influência na saúde digestiva porque tudo que se come vai ter um reflexo no trato gastrintestinal, desde as doenças mais simples até os cânceres. Por isso, o Dr. Paulo Frederico, dá dicas de como melhorar a saúde digestiva: 

“Alimentação pobre em fibra e rica em gordura é um fator de risco sim para o câncer colorretal, assim como alimentos defumados para o câncer de estômago. Então, realmente, hábitos alimentares tem tudo a ver com as doenças do trato gastrintestinal. Todo o reflexo da nossa vida é com o que a gente come. Então, é fundamental tentar tirar, ao máximo, embutidos, enlatados, comer muita verdura, muita fruta, carne magras, para que tenhamos uma saúde adequada. Tudo começa pela boca. Além disso, atividade física diária é muito importante para uma regularização do ritmo intestinal, ou, pelo menos, 30 minutos ao dia, 3 vezes por semana, como os cardiologistas preconizam. Sintomas de gastrite, mal-estar, sensação de empachamento, podem afetar diretamente o intestino, causando diarreia de causa indefinida que, com certeza, o fundo é emocional”, esclarece Dr. Paulo

Saiba quais são as principais doenças e distúrbios que atacam o sistema digestivo:
- Apendicite;
- Azia;
- Diarreia;
- Prisão de Ventre;
- Infecções Intestinais;
- Gastrite;
- Pancreatite;
- Câncer.

Dicas para cuidar da saúde digestiva:
- Beber pelo menos dois litros de água por dia;
- Consumir frutas e legumes;
- Fazer refeições balanceadas a cada três horas;
- Evitar tomar remédios sem orientação médica;
- Evitar alimentos gordurosos ou ricos em açúcar.

Sendo assim, a dica do Viva Mais para o Dia Mundial da Saúde Digestiva é: reflita sobre os seus hábitos alimentares e faça atividade física regularmente. Essas são ações que podem te ajudar a prevenir as doença do aparelho digestivo!