NOSSAS ENTREVISTAS

Vídeo Completo Osteoartrose do Quadril

 071 2109... Ver mais >

O que é Osteoartrose de Quadril?
A Osteoartrose de quadril, também chamada de artrose de quadril ou coxartrose, é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pela deteriorização da cartilagem da cabeça do fêmur e do acetábulo, que formam esta articulação. Atinge homens e mulheres, sendo mais prevalente e sintomática em indivíduos de meia-idade e idosos, quando a artrose normalmente já está em fase mais avançada.

Qual é a causa da Osteoartrose do Quadril?
Esta patologia pode ser primária, também chamada de idiopática, quando o processo ocorre sem causa aparente. Ou secundária à outras doenças de base como Impacto fêmoro-acetabular, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, sequela de Osteonecrose da cabeça do fêmur, de epifisiólise, Doença de Legg-Perthes e Displasia do Desenvolvimento do quadril ou até sequelas de fratura da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo.

Quais são os sintomas da Osteoartrose de Quadril?
O sintoma mais marcante é a dor na região inguinal (virilha), principalmente no início do movimento. A dor pode-se irradiar para região anterior e face interna da coxa. Além disso, com a progressão da doença, há diminuição do arco de movimento do quadril, inicialmente da rotação interna, até rigidez e claudicação. Então, como estes sintomas podem evoluir para dor incapacitante e diminuição da mobilidade do quadril, é de grande importância o diagnóstico e tratamento precoce.

Como é feito o diagnóstico da Osteoartrose do Quadril?
O diagnóstico é feito com uma boa anamnese, um exame físico completo e exames complementares. O médico, ao examinar o paciente, já terá uma grande suspeita clínica, e com a radiografia da pélvis e dos quadris, que é um exame acessível, consegue-se fechar o diagnóstico.

Qual o tratamento da Osteoartrose do Quadril?
O tratamento inicial da Osteoartrose de quadril é baseada em medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios e condroprotetores), fisioterapia e medidas para diminuir a carga sobre a articulação (perda de peso, evitar atividades físicas de impacto e/ entre outras medidas). Na maioria das vezes este tratamento tem um bom resultado, porém se a dor não melhora com o tratamento conservador, também chamado de (não-cirúrgico), e torna –se incapacitante, com piora da qualidade de vida do paciente, indica-se tratamento cirúrgico.

Quais as opções de tratamento cirúrgico para a Osteoartrose do Quadril?

Na falha do tratamento conservador há opções cirúrgicas, que são: osteotomias pélvicas ou femorais, artrodese e artroplastia. A escolha de uma dessas modalidade cirúrgicas depende da idade e atividade do paciente, da etiologia da doença, da amplitude de movimentos e da uni ou bilateralidade.
O tratamento cirúrgico mais comum é a Artroplastia Total do Quadril, que consiste na substituição da articulação por uma prótese articulada.
Para maiores detalhes desta complexa patologia e seu tratamento, procure o Ortopedista Especialista em Quadril da sua confiança e certifique-se de que ele faz parte da Sociedade Brasileira de Quadril.