NOSSAS ENTREVISTAS

Tema: Tratamento para a Bursite do Quadril

 (071) 33... Ver mais >

 

Olga Goulart – Você sabia que a bursite não é uma patologia que acomete apenas os ombros? Em geral, ela ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos, inclusive uma das causas mais comuns de dor no quadril é a bursite. A doença manifesta-se com uma queimação ou uma fisgada na face lateral do quadril e da coxa até o joelho, mas você sabe como tratar a bursite do quadril? Para conversar conosco sobre o assunto, convidamos o médico ortopedista, especialista em quadril, doutor Alan Chagas Silva. 
Doutor, primeiramente explica para os nossos ouvintes o que que é a bursite?
Doutor Alan Chagas – A bursite do quadril é nada mais, nada menos, que uma inflamação numa estrutura que protege o osso do quadril na face lateral.

Olga Goulart – Tem como o paciente desconfiar que está com bursite e procurar ajuda de  um especialista?
Doutor Alan Chagas – Tem sim. Geralmente esse paciente ele relata uma queixa de dor na face lateral do quadril, que piora com alguns certos movimentos e, principalmente, ao deitar de lado.

Olga Goulart – Doutor, com relação ao quadril, o paciente pode ficar sem andar por conta da bursite se não procurar ajuda no momento adequado?
Doutor Alan Chagas – Pode sim. Muitas vezes esse paciente, além da bursite, tem associado uma tendinite glútea, as vezes esse caso pode ser tão avançado que pode impossibilitar a marcha do paciente.

Olga Goulart – Caso o paciente esteja sentindo muita dor, o que que ele deve fazer? Colocar gelo ou bolsa de água quente poderia, por exemplo, aliviar esses sintomas?
Doutor Alan Chagas – Inicialmente, você pode usar gelo nos primeiros momentos e posteriormente a água quente, mas o ideal, quando sentir essa dor na face lateral do quadril, é procurar o médico especialista para ter um tratamento mais adequado.

Olga Goulart – Diagnosticada a bursite no quadril, doutor, qual que é o próximo passo?
Doutor Alan Chagas – O próximo passo é o tratamento conservador com o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e a fisioterapia analgésica e antiinflamatória do quadril afetado.

Olga Goulart – E como é a fisioterapia para a bursite do quadril?
Doutor Alan Chagas – Inicialmente, essa fisioterapia é analgésica anti-inflamatória, com gelo, ultrassom, o TENS, pode ser usado também o calor. Nessa fase inicial, eu não recomendo fazer alongamento nem reforço muscular de uma estrutura que já está inflamada.

Olga Goulart – Caso o tratamento medicamentoso e fisioterápico para a bursite não seja suficiente, qual é a orientação doutor?
Doutor Alan Chagas – Nesses casos nós podemos lançar mão de uma infiltração no quadril.

Olga Goulart – E como é que são feitas essas infiltrações e qual que é a função dela?
Doutor Alan Chagas – Bom, essa infiltração nós utilizamos o uso de corticoide mais anestésico. Essa infiltração a gente vai no ponto gatilho, na bursa onde está inflamado, e faz essa infiltração com o corticoide anestésico para aliviar a dor e a inflamação.

Olga Goulart – Essa injeção que é aplicada diretamente na bursa trocantérica causa muita dor? É preciso internação hospitalar?
Doutor Alan Chagas – Não, não. Isso aí realmente nós fazemos a nível ambulatorial, no consultório e em relação a dor, nós fazemos anestésico associado, então não causa nenhuma dor ao paciente.

Olga Goulart – São feitas quantas aplicações e com que frequência, doutor?
Doutor Alan Chagas – Usualmente nós utilizamos uma aplicação a cada sete dias, no máximo de três, devido ao uso do corticoide.

Olga Goulart – Há algum risco durante a infiltração para a bursite do quadril? Qualquer paciente pode se beneficiar com esse procedimento?
Doutor Alan Chagas – Existir risco, existe. Existe o risco de infecção, mas tem que ser feita uma limpeza previamente do quadril que vai ser feita a infiltração e pacientes diabéticos é uma contraindicação relativa pelo uso do corticoide. Geralmente os pacientes têm um excelente benefício com as infiltrações.

Olga Goulart – Se esse procedimento é assim eficaz, porque não fazê-lo logo no início do tratamento, doutor?
Doutor Alan Chagas – Inicialmente, nós optamos por um tratamento mais conservador, com o uso de medicações e fisioterapia, com a falha desse tratamento nós lançamos mão da infiltração, não queimamos etapas.

Olga Goulart – Quais são os cuidados que o paciente precisa ter após essa infiltração para tratar a bursite do quadril?
Doutor Alan Chagas – A princípio não precisa ter nenhuma restrição e nenhum cuidado, é como se fosse uma injeção intramuscular de um anti-inflamatório.

Olga Goulart – Ok, doutor, recebemos aqui algumas dúvidas através das nossas redes sociais e uma delas é a seguinte: “tratamentos naturais, ditos alternativos, podem funcionar para a bursite do quadril? Acupuntura e alimentação, por exemplo, podem ajudar o problema?”
Doutor Alan Chagas – Exatamente, eles podem ajudar. Eu, muitas vezes, indico acupuntura para o tratamento da bursite do quadril, e uma alimentação balanceada para evitar a obesidade também ajuda no tratamento da bursite.

Olga Goulart – Para finalizar doutor, bursite do quadril tem cura?
Doutor Alan Chagas – Bursite do quadril tem cura. Realmente vocês devem procurar o especialista em quadril para fazer um tratamento adequado.

Olga Goulart – Ok, conversamos com doutor Alan Chagas Silva, ortopedista, traumatologista, especialista em quadril. Doutor, Muito obrigada e até a próxima!