NOSSAS ENTREVISTAS

Tema: Suplementação no Esporte

 (071) 21... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O uso de suplementos esportivos ainda gera muitas dúvidas nos praticantes de atividades físicas. Porém a necessidade de se buscar novos recursos, tornou-se fundamental na luta diária por resultados positivos no treinamento. Mas você sabe qual suplemento usar no esporte que você pratica? Se consumidos de forma indiscriminada estes suplementos podem prejudicar órgãos como o fígado e o rim. Em uma série especial hoje o Viva Mais Viva Melhor convida Victor Bahia, que é nutricionista e vai conversar conosco sobre suplementação nutricional na atividade física e no esporte.

Victor, explica primeiramente para os nossos ouvintes o que são e qual a importância dos suplementos esportivos?
Victor Bahia – Boa tarde, ouvintes. Os suplementos esportivos, na maioria das vezes são vitaminas, minerais ou aminoácidos que complementam uma alimentação já balanceada, muito utilizada para pessoas com carência nutricional, no caso que não tenham uma rotina alimentar muito precisa por conta da falta de nutrientes. A importância de se utilizar os suplementos é que hoje em dia como as pessoas têm um nível de estresse muito alto, falta de tempo para refeições, necessidade de melhorar o rendimento esportivo ou até mesmo para contribuir para o planejamento alimentar elaborado pelo nutricionista. Então é interessante as pessoas terem um acompanhamento específico para poderem fazer uso destes suplementos.

Viva Mais Viva Melhor – Suplementos esportivos servem apenas para os atletas?
Victor Bahia – Olga, esta é uma excelente pergunta e muito frequente até pelas pessoas que não têm muito conhecimento sobre isso. Muita gente acredita que a suplementação alimentar pode ser apenas utilizada em atletas e isso é um grande erro. Vou te dar um exemplo aqui prático que eu vivencio diariamente no consultório que é que pacientes que trabalham fora do escritório ou no hospital que não têm facilidade em comer, não têm uma praticidade no tempo livre ou que tenham em sua única opção seja algo muito prático como pãozinho, Nescau, pastel, neste caso uma suplementação alimentar de uma barra de proteína seria muito interessante a gente entrar como estratégia alimentar. Neste caso uma opção muito interessante também para ser utilizada são as barrinhas proteicas que eu acabei de falar para você. 

Além disso, a suplementação pode melhorar significativamente a vida dos idosos. Os idosos têm uma carência nutricional muito grande e hoje eles fazendo uso de uma suplementação prescrita por um médico ou por um nutricionista de forma que seja necessária para melhorar a qualidade de vida é muito interessante. Até para pessoas que tem uma deficiência, como os idosos, de mastigação e deglutição, a gente pode estar entrando com a suplementação alimentar que abrange qualquer tipo de pessoa, idade ou sexo.

Viva Mais Viva Melhor – De forma geral, a necessidade de nutrientes de atletas só difere dos demais em quantidade na recomendação para sedentários?
Victor Bahia – Exato. Primeiramente, para a gente se analisar, um atleta nunca pode ser comparado com uma pessoa sedentária, muito menos em termos de suplementação. O sedentário antes de utilizar qualquer tipo de suplemento deve antes passar por uma triagem nutricional ou médica para a gente avaliar o nível de atividade física que ele vem fazendo, se tem uma boa alimentação e a partir daí orientar qual o tipo de suplementação ele vai utilizar. Já o atleta depende de uma demanda energética muito maior, demanda de suplementação muito maior, pois o gasto metabólico dele é muito maior do que de uma pessoa sedentária. Então a suplementação de um atleta é diferente de uma pessoa iniciante ou de uma pessoa que está começando agora a fazer uma atividade física.

Viva Mais Viva Melhor – Victor, muitas pessoas utilizam suplementos substituindo as refeições. O quê que você me diz sobre esta conduta? Essas pessoas podem substituir uma alimentação regular por suplementações alimentares?
Victor Bahia – A suplementação nunca deve substituir uma refeição. O nosso corpo tem movimentos peristálticos que você precisa estar fazendo isso diariamente, seu corpo precisa receber um aporte de alimentos, mastigar, você precisa ter um bolo que vai ser formado no seu estômago para o seu intestino e uma suplementação nunca vai te fornecer isso, pois a maioria delas são líquidas. Você não vai ter numa suplementação um aporte necessário de nutrientes que o corpo precisa, de fitoquímicos, então é necessário sim você ter uma alimentação regular, prescrita pelo nutricionista, que ele entenda o seu caso, e nunca você substituir uma refeição bem balanceada por uma suplementação. A suplementação entra para complementar um horário do seu dia em que você não consegue de forma alguma se alimentar de forma correta e aí sim você partir para um shake, proteico, mas sempre acompanhado por algum tipo de fibra, nunca uma suplementação deve ser utilizada apenas para substituir refeição.

Viva Mais Viva Melhor – Hoje em dia não faltam opções de suplementos e marcas também, cada um com uma função específica. Qualquer pessoa pode tomar estes suplementos esportivos ou é necessária uma prescrição médica ou nutricional?
Victor Bahia – Perfeita pergunta, Olga. A maioria das pessoas veem aquelas fotos na televisão, marketing muito forte mostrando suplementação que emagrece, suplementação que deixa forte e a gente sabe que vai muito além de uma suplementação para você ter um corpo perfeito. Corpo perfeito é conquistado com dedicação, tempo de treino, alimentação e a suplementação acaba sendo um fator que vai auxiliar isso.

Então uma pessoa que nunca foi para o nutricionista e nunca passou por um médico resolver por conta própria fazer uso destas substâncias, ela pode correr alguns riscos, principalmente os aminoácidos que podem desencadear problemas intestinais, hepáticos ou renais. Os termogênicos, que pode promover taquicardia, que pode levar a uma arritmia, levar à insônia, ter uma disfunção da sua tireoide. O óxido nítrico em excesso pode causar problemas respiratórios, vômitos, tremores. Substâncias estimulantes podem causar dependência física e química e aí você vai ficar sempre precisando destas substâncias para praticar atividade física. Então isso é uma coisa que as pessoas ou os ouvintes que estão escutando a gente têm que ter muito cuidado. Sempre que for praticar uma atividade ter uma orientação de um personal trainer, de um professor de educação física, procurar um nutricionista para adequar direitinho os macro ou micronutrientes que vai estar utilizando, qual a suplementação que ele vai estar utilizando, para que consiga ter uma longevidade saudável e curtir esta vida de treinos e alimentação saudável que é muito bacana.

Viva Mais Viva Melhor – Todo praticante de esporte então deveria procurar um nutricionista esportivo para um melhor resultado?
Victor Bahia – Com certeza. Acho que não só todo o praticante de atividade física, mas todo o cidadão que pretende ter uma longevidade saudável. Acho que você tendo o suplemento nutricional com um profissional capacitado, que entenda o seu dia-a-dia, que entenda a sua rotina, que saiba quais são as suas deficiências ou particularidades, que não gosta de tal alimento e ele pode estar associando com outro e aí você consegue ter uma qualidade de vida, um bem-estar, uma disposição muito melhor. Para isso o nutricionista vai estar te orientando e fazendo um cardápio que vai ser especialmente para a sua rotina de vida e para o seu objetivo. Toda pessoa deve sim antes de praticar atividade física ou que queira resolver melhorar alimentação eu acredito que a melhor opção para ele sim é procurar um nutricionista.

Viva Mais Viva Melhor – Bom, o que você me diz Victor a respeito desta utilização de suplemento sem a orientação profissional por adolescentes praticantes, por exemplo de musculação em academias. Uma pessoa corre risco caso resolva tomar suplementos por conta própria?
Victor Bahia – Com certeza. Como eu havia dito na pergunta anterior, o uso de substâncias ergogênicas utilizada de uma forma aleatória ou irresponsável pode causar riscos hepáticos, pode causar riscos neurológicos, pode causar arritmias, pode causar problemas intestinais, hepáticos. Então é necessário sim os homens que estão querendo agora entrar na atividade física não entrem apenas para ter um corpo perfeito. O corpo perfeito você não vai conseguir almejar em um curto espaço de tempo, em 1 mês, em 2 meses ou 3 meses. O corpo perfeito ele tem que estar primeiro sendo criado na sua cabeça, na sua mente, você saber onde você quer chegar e não querer um corpozinho por estética e aí você vai estar ocasionando um sério risco para a sua saúde porque você vai querer meios rápidos para isso e estes meios rápidos vão gerar um custo caro depois na frente. Então vocês têm que ter a consciência que a atividade física tem que ser para a sua vida toda, você não pode deixar de treinar e a alimentação e a suplementação também podem fazer parte disso se você tiver um acompanhamento específico por um profissional que esteja capacitado para te atender da melhor forma possível.

Viva Mais Viva Melhor – Victor, sobre a avaliação nutricional, de quanto em quanto tempo mais ou menos os praticantes de atividade deveriam realizá-la e é importante ter uma periodicidade?
Victor Bahia – Isso é um pouco relativo, Olga, pois na minha prática do consultório eu pego diversos pacientes com diversos objetivos. Vou dar um exemplo agora neste mês, eu estava com uma paciente que estava com 3 quilinhos acima do peso, pouca coisa. Normalmente na minha consulta eu dou a consulta e o retorno e a paciente tem um mês para retornar. Neste caso ela me falou “Victor, não. Eu quero de 15 em 15 porque eu preciso de alguém puxando minha orelha e me orientando”. Então você vê que neste caso ela preferiu ser de 15 em 15. Eu tenho uma paciente que eu atendi, já tenho uns 9 meses com ela, a Crícia Barreto. Eu virei para ela e disse “eu quero você aí sem me ver durante 5 meses porque você já está perfeita, você já se reeducou, já conhece o seu corpo”. Mas para quem está iniciando agora no acompanhamento nutricional, é bom você ter um acompanhamento mensal. A consulta e o retorno, a consulta e o retorno, até o nutricionista sentir a confiança e o paciente sentir a confiança no nutricionista. O nutricionista ver que ele entendeu o objetivo da reeducação e da melhor alimentação e dar um maior espaço de tempo para a próxima consulta. Mas inicialmente é importante sim este acompanhamento de 1 mês, 2 meses, até porque a pessoa está vindo de um hábito de vida totalmente diferente do que ele vai ter agora, vários vícios, vários grupos de amigos que saem para curtir um pouquinho e ele precisa ter uma cabeça um pouquinho mais fechada, mais firme. Então é necessário neste início 1 mês pelo menos de retorno para a gente estar avaliando o paciente.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os principais ingredientes utilizados na formulação de suplementos esportivos? Qual que é a função deles?
Victor Bahia – Hoje em dia eu vou citar para você a que eu utilizo bastante no consultório, os 4 mais em evidência que a gente tem estudos científicos que comprovam a sua eficácia, que é o chamado Whey Protein, que é a proteína do soro do leite, um concentrado de proteína que é o principal constituinte das fibras musculares e nosso corpo precisa destas proteínas para estar desenvolvendo músculos e outras funções também e contém todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa e é muito interessante a gente fazer uso deste suplemento. Pode ser encontrado em pó, em barrinhas ou tabletes. A creatina, é uma suplementação que eu gosto bastante, principalmente para pacientes que querem o ganho de massa muscular. A creatina nós produzimos no fígado e nos rins a partir de 3 aminoácidos, grande parte armazenado em células musculares servindo de fonte de energia. Então para um praticante que quer começar agora a ter um acompanhamento nutricional, a creatina também é uma boa opção. O BCAA que são aminoácidos de cadeia ramificada e ajuda no combate à fadiga muscular e no ganho de massa muscular evitando o catabolismo, uma associação muito boa. A arginina que é um vaso dilatador, é um tampão que tem uma finalidade excelente para atletas de alta performance, pois ela tem uma vasodilatação fazendo com que o fluxo de sangue aumente, o fluxo de nutrientes aumente e neste caso você vai evitar a fadiga e vai dar o máximo possível de performance ao atleta.

Viva Mais Viva Melhor – Existem estudos que comprovem a eficácia destas ações terapêuticas na prática de esportes?
Victor Bahia – Existem sim. Existem principalmente da proteína, da creatina, BCAA, arginina, HMB. Hoje em dia tem muitos estudos científicos, infelizmente a maioria deles são do Estados Unidos, então as pessoas que querem ter acesso a isso têm muitos estudos científicos hoje disponíveis para que a gente possa estar se inteirando, tendo um melhor aporte científico para estar passando para os pacientes ou aqueles atletas que são mais curiosos tendo a capacidade de estudarem é muito bom, não é só você chegar no consultório e o nutricionista mandar você tomar isso, mas você precisa saber o porquê você vai tomar isso e para que você vai tomar isso. Então é importante você ter essa consciência. E sendo complementado aqui, a suplementação alimentar é muito boa, principalmente para os estudos científicos que são feitos com eles.

Viva Mais Viva Melhor – Qual a importância para um atleta de se alimentar e de suplementar corretamente? Um suplemento não pode faltar na dieta do atleta, como você explicou. Eu queria saber quais os alimentos também que não deveriam faltar.
Victor Bahia – Quando a gente fala de atleta de alto rendimento a gente pensa logo naquela pessoa que vive treinando. Então a gente pensa que esse cara vai ter um desgaste físico absurdo. Então eles têm mesmo este desgaste, além do desgaste metabólico e físico, eles produzem muito radical livre. Radical livre é uma substância, são células que começam a ser degeneradas no nosso corpo. Então a gente tem que combater estas células. Para isso um atleta é necessário estar fazendo uso de bastante antioxidante. Os antioxidantes são as nossas defesas que nosso corpo vai estar promovendo para combater estes radicais livres. Para você ativar estes radicais livres você tem que ter uma proteína chamada NrF2. Você vai conseguir ativar ela com couve-flor, brócolis, com o chá verde, então você tem que estar estimulando estes alimentos para o atleta. A proteína também tem que ter bastante cuidado para estar introduzindo pela sua resposta metabólica, pela sua reconstituição de fibras muscular, não pode deixar o atleta entrar em catabolismo. Então a suplementação para o atleta é muito importante.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, quais as principais dicas de alimentação que você dá aos alunos, aos seus pacientes que começaram recentemente a prática de atividade física?
Victor Bahia – Eu sempre digo para as pessoas que vão no consultório seja ela atleta, seja um cidadão que quer uma melhor qualidade de vida que a primeira coisa que eles têm que entender é que o seu alimento é o seu remédio e o seu remédio é o seu alimento. Na vida vamos ter diversas tentações passando pela nossa frente, vai ter coxinha, cachorro-quente e pizza, tudo isso vai existir, mas você tem que saber que o seu corpo é uma morada que você tem que ter o maior cuidado com ele, você tem que dar para ele o que ele precisa e ele não precisa dessas coisas que eu te falei agora, como o fast food, os doces e sorvetes. Ele precisa de coisas que a terra dá, que a gente descasque, alimentos de verdade. Neste sentido eu começo a mexer com a cabeça do meu paciente para ele enxergar que um corpo perfeito só vai existir se você tiver a consciência do que você come, a ligação do corpo e mente. O treino diário vai ser necessário para você estar lapidando o seu corpo, para você estar fortalecendo ele. Então eu sempre passo no consultório isso, as pessoas têm que procurar ter uma performance melhor no treino, ter uma alimentação limpa, uma alimentação saudável, sabendo que nada vem fácil. Até porque o peso que você adquiriu durante a vida não foi rápido, então você tem que ter paciência, tem que ter calma, tem que saber onde você quer chegar e botar na sua cabeça onde você quer estar, começar a se enxergar da forma que você quer ver, seu corpo chegar. Então é dessa forma que eu trabalho no consultório querendo que o meu paciente ele comece a se enxergar como ele deseja ficar, então isso aí é uma linha que eu gosto muito de trabalhar.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com Victor Bahia, nutricionista. Victor, muito obrigada e até a próxima oportunidade.
Victor Bahia – Obrigado você, Olga.