NOSSAS ENTREVISTAS

Tema: Lente de Contato

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Tem gente que acha charmoso usar óculos, mas tem quem prefira as lentes de contatos, seja para correção do grau ou até mesmo para mudar a cor dos olhos. Esse acessório está cada vez mais presente nas vidas das pessoas, mas não basta comprar e sair usando, pois o uso incorreto pode causar sérios problemas na visão, inclusive cegueira. Para conversar conosco sobre esse assunto, hoje nosso convidado é Dr. Moacyr Freitas, médico especialista em oftalmologia.  
Doutor explica para os nossos ouvintes o que são as lentes de contato? E do que elas são feitas? 
Dr. Moacyr Freitas – A lente de contato é um dispositivo que é colocado sobre a superfície ocular, e ela é prescrita pelo médico com o objetivo de corrigir o grau, erros de retração, estética ou terapêutica. Elas são feitas de material semelhante ao plástico com capacidade de transmitir oxigênio, podendo ser rígida ou gelatinosa.

Viva Mais Viva Melhor – E qual é a diferença entre a lente gelatinosa e a rígida? Quando  que se deve usar uma ou outra?
Dr. Moacyr Freitas – A lente de contato gelatinosa é feita de material maleável ao plástico e permite corrigir grau e pode ser colorida. Já a lente de contato rígida ela é de material resistente com a função de corrigir altos graus e também com tratamento de deformidade da córnea, como cicatrizes e doença da córnea.

Viva Mais Viva Melhor – As lentes de contato podem corrigir mais de um erro de retração como os óculos conseguem?
Dr. Moacyr Freitas – Sim! Podem sim. A lente já corrige as combinações de erros de refração. Por exemplo, miopia e astigmatismo, que são dois erros conjuntos mais comuns. Nas lentes mais modernas, além de corrigir o grau de longe também é capaz de corrigir o grau de perto.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor qualquer pessoa pode usar lente de contato? Ou há alguma contra indicação?
Dr. Moacyr Freitas – Para saber se pode ou não utilizar a lente de contato é necessário ir  na consulta com o médico oftalmologista. Ele poderá avaliar a superfície ocular e lhe indicar a melhor opção da lente, sem trazer riscos aos olhos.

Viva Mais Viva Melhor – A propósito qual a importância de uma consulta oftalmológica para a utilização das lentes de contato? E com que frequência o paciente deve voltar ao médico após o começo do uso das lentes?
Dr. Moacyr Freitas – Na consulta com o médico oftalmologista, ele vai avaliar a refração, que é o grau. Vai avaliar a córnea e as superfícies dos olhos e vai fazer alguns testes de adaptação de lente de contato. Para quem já é usuário de lente de contato, o retorno deve ser semestrais, ou caso tenha alguma alteração ou alguma queixa, deve procurar o médico o mais breve possível.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor hoje em dia é possível adquirir lentes de contato pela internet, até mesmo em camelô e em óticas. Quais os perigos dessa prática?
Dr. Moacyr Freitas – Realmente é possível aquisição dessas lentes. O grande problema é a má adaptação ou indicação incorreta, causando prejuízo nos olhos como complicações que podem elevar a perda visual total ou parcial. É por isso que é necessário ter o médico que possa fazer uma avaliação e que possa dar uma assistência em caso de alguma alteração nos olhos. 

Viva Mais Viva Melhor – Por exemplo o uso de lentes coloridas sem grau, utilizadas por questões de estéticas e compradas sem indicação médica podem prejudicar os olhos de quem não apresenta erro de retração?
Dr. Moacyr Freitas – Com certeza! Podem prejudicar sim. Alguns fatores que levam ao prejuízo da visão são: a má adaptação, alguns casos de contraindicação ao uso e doenças oculares prévias sem diagnóstico, a questão da orientação da higiene, a orientação do manuseio dessas lentes. A melhor pessoa para orientar é o médico.

Viva Mais Viva Melhor – Existem situações em que é melhor usar a lente de contato do que os óculos ou a indicação obedece sempre os valores estéticos?
Dr. Moacyr Freitas – Não. O papel da lente de contato é fundamental no tratamento de algumas doenças que o óculos não dá uma recuperação visual, como nas doenças de ectasia de córnea e nos casos de trauma, acidentes que forma a cicatriz e nos altos graus. 

Viva Mais Viva Melhor – E quanto tempo dura uma lente de contato doutor? É possível usar uma lente por um período, por um longo tempo assim indeterminado?
Dr. Moacyr Freitas – Toda lente de contato tem um prazo de uso que deve ser seguido de acordo com o fabricante. Existem lentes de descarte diário, você usa um dia e ao final do dia você descarta. Lentes de descarte mensal e lentes que tem a duração de um ano.

Viva Mais Viva Melhor – Muitas pessoas não tiram a lente nem mesmo na hora de dormir. Usar lentes de contato diariamente pode prejudicar a visão?
Dr. Moacyr Freitas – Com certeza! Pode prejudicar a saúde dos olhos! Por isso a importância do papel do médico na orientação do uso correto e dos riscos que podem surgir o uso inadequado. E caso haja alguma alteração dar o suporte e tratamento rápido.

Viva Mais Viva Melhor – E quais são as complicações doutor, que podem ocorrer devido ao mau uso das lentes de contato?
Dr. Moacyr Freitas – O risco principal é a infecção de córnea, que pode levar a prejuízo parcial ou total da visão. Outras alterações são: as irritações oculares; sensações que tem um corpo estranho; uma hipófise, que é a diminuição da oxigenação da córnea; alergia, tanto ao componente da lente de contato quanto a alergia do material da substância e higiene da lente e olho seco, essas são as principais alterações.

Viva Mais Viva Melhor – E quais são os cuidados necessários? Como se deve fazer a limpeza correta das lentes de contato?
Dr. Moacyr Freitas – Os principais cuidados são: seguir o prazo de validade da lente, a questão da higiene das mãos no manuseio dessas lentes e a assepsia da lente com a substância correta e se tiver qualquer alteração ou desconforto suspender as lentes e procurar o médico.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor nós recebemos muitas dúvidas através das nossas redes sociais, selecionamos algumas e vamos a elas. Primeira; As lentes de contato podem sumir e se perder nos olhos?
Dr. Moacyr Freitas – Não! As lentes elas não se perdem nos olhos. Podem acontecer duas situações, ou a lente cair e não perceber ou a lente se deslocar para conjuntiva e embaçar a visão. 

Viva Mais Viva Melhor – Bom! Essa perguntinha vem da Rita, nossa internauta. Doutor, eu tenho o mesmo grau que a minha irmã, eu posso usar as lentes dela de vez em quando?
Dr. Moacyr Freitas – Não! Não pode não. A lente de contato, depois que ela é aberta e usada, ela está sujeita a contaminação da flora bacteriana natural que cada pessoa tem, se você faz a troca de lente entre as pessoas você também está levando junto as suas bactérias para outra pessoa.

Viva Mais Viva Melhor – E tem também muitas dúvidas ao se maquiar, separamos uma delas. Doutor é possível se maquiar usando as lentes de contato?
Dr. Moacyr Freitas – Sim é possível! Desde que se tome alguns cuidados. Como o uso de maquiagem de qualidade e também o higiene e manuseio das lentes para que não fique resíduos.

Viva Mais Viva Melhor – Dá para praticar esportes usando lentes de contato?
Dr. Moacyr Freitas – Com certeza! As lentes de contato as vezes é a melhor indicação do que os óculos. Um exemplo, tem jogadores de futebol, eles utilizam lentes de contato para corrigir o grau do óculos quando estão nas partidas de futebol.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar Doutor Moacyr. As lentes de contato são caras se comparadas aos óculos ou não?
Dr. Moacyr Freitas – Hoje o teste da lente de contato ele tem cobertura pelo plano de saúde e também é realizado pelo SUS. Mas a aquisição delas tem que ser compradas, e o custo é semelhante ao óculos.   

Viva Mais Viva Melhor – Então quer dizer que há cobertura pelos planos de saúde e é possível adquirir esse acessório pelo sistema único de saúde?   
Dr. Moacyr Freitas – Na verdade a adaptação você consegue fazer pelo convênio e pelo SUS, mas a aquisição tem que ser comprada.

Viva Mais Viva Melhor – Ok! Conversamos com o doutor Moacyr Freitas especialista em oftalmologia. Doutor muito obrigada e até a próxima.