NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Suplementação no Esporte

 (071) 21... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Uma das principais coisas que as pessoas pensam ao começar uma atividade física é exatamente buscar por suplementação para inserir em sua dieta, porém esse é um assunto que costuma gerar algumas dúvidas. Será que eles são realmente necessários ou são puro marketing? É importante ressaltar que o consumo por conta própria e de forma indiscriminada pode ser muito perigosos. Estes suplementos podem prejudicar órgãos como o fígado e os rins. E para conversar conosco sobre suplementação nutricional na atividade física e no esporte, na nossa série Mitos e Verdades, convidamos o nutricionista Victor Bahia.
Victor, é corretor afirmar que suplementação esportiva é puro marketing? 
Victor Bahia – Isso é um mito porque hoje em dia muitas empresas investem pesado nessa parte do marketing, só que seus produtos são para alcançar o máximo de pessoas possíveis. Só que muita gente acaba colocando 100% do seu desenvolvimento físico associado a essa suplementação, como se fosse um milagre acontecendo. Só que essas empresas desenvolvem esse marketing justamente para atrair essa população desses praticantes de atividade física, que seja para aumento da massa muscular, perda de peso e aumento de força. As pessoas que devem utilizar o suplemento são as pessoas que necessitam de suplemento, que têm uma baixa quantidade de nutrientes no seu corpo, que têm uma dieta muito pobre, que têm uma quantidade de vitaminas e minerais abaixo do recomendado, para estas sim a suplementação no esporte é muito importante, e então não é só marketing. E para aqueles atletas de alto rendimento que necessitam de um acompanhamento, uma suplementação esportiva para ter um melhor desenvolvimento naquele esporte que ele pratica.

Viva Mais Viva Melhor – Mito ou verdade afirmar que os suplementos alimentares são indicados apenas para atletas?
Victor Bahia – É um mito. A suplementação também é muito indicada para que pessoas que têm uma dieta pobre e que estejam abaixo das recomendações necessárias para o seu dia-a-dia.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que os suplementos otimizam a força dos músculos mesmo sem treino, ou isso é mito?
Victor Bahia – Isso é um mito. Infelizmente não existe milagre. Para desenvolver a musculatura precisamos de estímulos diários, ou seja, as pessoas precisam estar treinando diariamente para que o seu músculo comece a ser desenvolvido. A suplementação alimentar será um substrato que, a depender do objetivo, vai gerar a hipertrofia do músculo que ela estimulou na atividade física e com isso ela vai otimizar o seu rendimento. Tem que ter a atividade física paralela ao uso de uma alimentação balanceada e de um suplemento esportivo.

Viva Mais Viva Melhor – Depois de um treino os suplementos podem deixar de fazer efeito, isso é verdade ou é mito?
Victor Bahia – Isso é um mito. O nosso organismo se acostuma com a suplementação a ponto de não ser mais eficaz, ou seja, nosso organismo não se acostuma com a suplementação. O que pode acontecer é deixar de estimular, ou seja, você ter que aumentar a dose deste suplemento para que ele seja mais eficaz. Por isso que a gente sempre recomenda fazer o período de intervalo, para que os receptores, o seu corpo volte a absorver aquela quantidade mínima de suplemento que a gente implementa no paciente por objetivo específico.

Viva Mais Viva Melhor – Para ganhar a massa muscular só com suplemento, mito ou verdade?
Victor Bahia – Mito! As pessoas acham que só podem desenvolver músculos se estiverem fazendo uso de suplemento. Se você tem uma dieta balanceada tanto quanto em macro e micronutrientes você consegue facilmente desenvolver massa muscular associada com uma boa rotina de treino. A suplementação vai auxiliar você desenvolver um músculo mais facilmente através da alimentação balanceada e treino.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que a ingestão dos suplementos deve ser feita junto das principais refeições sempre na mesma hora, ou é um mito?
Victor Bahia – Depende muito. Não necessariamente o suplemento deve ser junto das principais refeições. A hora certa de cada utilização deve ser acordada entre o prescritor e a necessidade do indivíduo e qual o objetivo ele pretende chegar. Tem suplementações que a gente utiliza também na hora da pós-refeição, que nós chamamos de ômega 3, suplementações que são anti-inflamatórios.

Viva Mais Viva Melhor – Quanto maior for a quantidade do suplemento mais rápido se atinge o objetivo, isso é mito ou é verdade?
Victor Bahia – Isso é um mito! Nunca nenhum suplemento vai suprir a demanda de desenvolvimento muscular se o indivíduo não tiver uma rotina e tempo de treinamento suficiente. Caso seja utilizada uma quantidade muito alta de suplemento muitas vezes o nosso corpo não vai conseguir metabolizar, ou seja, você vai acabar tendo uma urina muito cara, porque o seu corpo não absorvendo e não metabolizando você vai excretar tudo pela urina. Por isso que é necessário um acompanhamento com o nutricionista, com um médico para avaliar a quantidade correta para o seu peso, para o seu objetivo, para não estar gastando dinheiro à toa e nem sobrecarregando os seus órgãos que são muito importantes na nossa vida.

Viva Mais Viva Melhor – Whey Protein é um dos suplementos mais difundidos no mundo, é um produto natural e não é um anabolizante, isso é mito ou é verdade?
Victor Bahia – Isso é um verdadeiro mito! Essa aí é uma pergunta frequente que a maioria dos pais quando o filho fala que vai tomar uma proteína está tomando bomba, não é? Porque a proteína é totalmente natural. Whey é um nome comercial que a indústria utiliza para vender a proteína do soro do leite, é extraída durante um processo de fabricação do queijo que a gente tem hoje. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas proteínas que formam a Whey Protein, que é um nome comercial. Ele é rico em aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo, nosso organismo não produz, mas que necessitam para formar estruturas, como por exemplo as miofibrilas das células musculares, que são importantes no ganho de massa muscular. Também auxilia no aumento da imunidade, pois a proteína do soro do leite melhora a disponibilidade das proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõem o sistema imune. Então quando a gente fala de Whey Protein, com certeza é um alimento natural, uma suplementação natural e a gente não precisa ficar preocupado com isso.

Viva Mais Viva Melhor – Além do Whey Protein, a creatina, o BCAA e a arginina são os principais ingredientes utilizados na formulação de suplementos esportivos, isso é verdade ou é mito?
Victor Bahia – Isso é verdade. Se pararmos para analisar e ver quais são os suplementos mais vendidos em todo o mundo a maioria da composição deles vai ter a creatina, o BCAA, a arginina e o próprio Whey que algumas marcas já incluem o BCAA. Então quando você pensa se estes suplementos são os mais difundidos do mundo, são os mais vendidos, sim, a maioria deles tem essa composição desta suplementação.

Viva Mais Viva Melhor – Se duas pessoas consumirem a mesma dosagem do mesmo suplemento então elas terão os mesmos resultados, mito ou verdade?
Victor Bahia – Isso é um mito que a gente tem que esclarecer aqui para as pessoas para não copiarem o que o colega toma, a suplementação que o coleguinha está tomando, a dieta do coleguinha, porque cada organismo responde de uma forma diferente aos estímulos da atividade física, da alimentação, da suplementação e da rotina de vida, inclusive. Por isso a gente não devemos sair por aí fazendo o que o amigo faz, tomando tudo o que ele toma, vendo na televisão que aquela blogueira está tomando, porque às vezes a dose do remédio dele pode ser um veneno para você. Então a gente tem que ter esse cuidado aí, essa atenção específica. Por conta disso a procura de nutricionista e de um médico é de suma importância para que consigamos chegar no objetivo específico, com mais eficácia, com mais saúde e gerar uma saúde plena, sem complicações.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, Victor, é correto afirmar que a suplementação nunca deve substituir uma refeição?
Victor Bahia – Isso aí é a pura verdade. Nunca a suplementação deve substituir uma refeição. A suplementação é a cereja do bolo para atletas que visam melhorar sua performance em competições, ou que buscam treinos mais intensos onde o auxílio de uso é garantia de 1 a 3% para aquela eficácia na busca do alto rendimento. Para as pessoas normais que visam apenas treinar para manter a qualidade de vida e alimentação, já contribui bastante neste quesito. Lembrando também que a procura pelo nutricionista é fundamental para adequar as demandas energéticas que sejam através da alimentação e não só a parte da suplementação.

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com Victor Bahia, nutricionista. Victor, muito obrigada e até a próxima oportunidade.