NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Embolização de Varicocele

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Doença caracterizada pela formação de varizes na região dos testículos, a varicocele é um problema bastante frequente que acomete até 15% da população adulta jovem, geralmente entre 15 e 25 anos. É uma das causas mais comuns de infertilidade masculina e por isso muitas dúvidas surgem a respeito deste assunto. Dentre as opções de tratamento está a embolização, que é um procedimento ambulatorial que exige apenas anestesia local. E para esclarecer um pouco mais sobre este assunto, na nossa série Mitos e Verdades, quem conversa conosco é o médico doutor André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista.

Doutor, primeiramente é correto afirmar que a varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina?
Dr. André Goyanna – Sim. É claro que não é a única doença responsável por ocasionar a infertilidade masculina, mas sem dúvida a varicocele é a principal causa de infertilidade em que podemos tratar diretamente o problema de maneira eficaz.

Viva Mais Viva Melhor – Estima-se que a varicocele no homem é responsável por 30% dos casos de casais inférteis, isso é mito ou é verdade?
Dr. André Goyanna – Verdade. A varicocele em alguns estudos pode ser responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina.

Viva Mais Viva Melhor – A varicocele é uma doença que só atinge a população masculina, isso é mito ou é verdade?
Dr. André Goyanna – Verdade. O termo varicocele se refere a dilatação anormal das veias dos testículos. No entanto, em mulheres, existe uma doença chamada varizes pélvicas, a qual seria uma alteração muito semelhante e provoca apenas a sensação de peso ou até mesmo dor na parte inferior do abdome, local popularmente chamado de pé da barriga.

Viva Mais Viva Melhor – Em alguns homens a varicocele pode causar dor e provocar atrofia testicular, isso é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – Verdade. A varicocele na maioria dos pacientes, passa desapercebida. Porém, pode sim provocar dor e até mesmo a atrofia do testículo em decorrência da dificuldade circulatória que ela provoca.

Viva Mais Viva Melhor – A varicocele acomete com maior frequência o testículo esquerdo, doutor, isso é mito ou é verdade?
Dr. André Goyanna – É verdade. A veia do testículo esquerdo possui um trajeto maior dentro da barriga e esta anatomia peculiar é responsável pela maior predisposição da varicocele à esquerda.

Viva Mais Viva Melhor – O tratamento da varicocele só precisa ser feito se o paciente apresentar sintomas, isso é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – É verdade. A varicocele só deve ser tratada se o paciente apresentar sinais e sintomas que evidenciem alteração de função no testículo, ou seja, se aquele testículo está sofrendo de alguma maneira.

Viva Mais Viva Melhor – A cirurgia de varicocele é eficiente e é indolor, mas pode afastar o paciente das atividades normais por até 30 dias, isso é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – É um mito. O tempo de recuperação após o tratamento da varicocele vai depender muito da técnica cirúrgica que foi utilizada.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, é verdade que a embolização é uma forma de tratamento simples, eficiente e segura e não necessita de cortes e nem de cirurgias mais complexas, isso é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – Isso é verdade. A embolização é feita sem cortes, através da punção de uma veia na virilha que nos dará acesso a todas as outras veias doentes da varicocele e a partir daí é que realizamos o tratamento.

Viva Mais Viva Melhor – Por ser um procedimento ambulatorial a embolização de varicocele requer menos tempo de recuperação, isso de fato é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – É verdade. O tempo de internação é bastante curto, necessitando o paciente permanecer sob monitorização médica por apenas 4 horas após a realização do procedimento e logo em seguida ele pode ir para casa.

Viva Mais Viva Melhor – A embolização da varicocele pode ser realizada em qualquer paciente, de fato é verdade ou é mito?
Dr. André Goyanna – É um mito. A embolização de varicocele está bem definida na literatura como tratamento para pacientes portadores de varicocele do lado esquerdo e que apresentam sintomas decorrentes da mesma. Para os pacientes que possuem varicocele bilateral, a cirurgia ainda é o melhor método inicial de tratamento.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, para finalizar, é correto afirmar que, apesar de muito simples, a embolização de varicocele é um procedimento bastante doloroso?
Dr. André Goyanna – Não, isso é um mito. O curso da dor no pós-operatório de pacientes submetidos a embolização de varicocele varia bastante, sendo que na maioria das vezes os pacientes não sentem nada. Em geral, quando apresentam algum tipo de dor, ela dura poucos dias e melhora muito bem com medicações por via oral.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com o médico, doutor André Goyanna, especialista em radiologia intervencionista. Doutor, muito obrigada e até a próxima.
Dr. André Goyanna – Eu que agradeço, Olga. Forte abraço a todos.