NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Emagrecimento x Nutrição

 (071) 99... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Que emagrecer não é fácil todo o mundo sabe. Pensando nisso, a indústria de alimentos sempre lança dietas diferentes para atrair o consumidor, tais como as famosas dietas da sopa, dos 7 dias, da proteína, da lua, dentre outras. Mas investir em qualquer dieta pode acabar prejudicando nossa saúde física e emocional. Para emagrecer com saúde é preciso muita dedicação e disciplina. O profissional que poderá te ajudar nesse processo é o nutricionista, que tem como função estudar os alimentos, a alimentação e a sua repercussão na saúde. E na nossa série especial sobre Mitos e Verdades na nutrição aliada ao emagrecimento, hoje quem conversa conosco é o nutricionista Haroldo Lordello.

Haroldo, primeiramente é correto afirmar que para emagrecer basta força de vontade? Emagrecer é uma questão só de querer?
Haroldo Lordello – Há muito tempo, Olga, isso caiu por terra. Hoje em dia a gente sabe que a nossa gordura corporal desencadeia uma série de reações inflamatórias no nosso corpo, o que aumentam as vontades, teoricamente as fraquezas por doces, alimentos mais calóricos e isso tudo deve ser pensado na hora de elaborar um plano nutricional.

Viva Mais Viva Melhor – Ficar muito tempo sem comer emagrece, isso é mito ou é verdade?
Haroldo Lordello – Isso é mito. Na verdade, quando ficamos muito tempo sem comer, acabamos desencadeando uma reação de inflamação, aumentando o cortisol, o hormônio do estresse. Então somos induzidos a aumentar a nossa reserva de gordura, ao invés de consumi-la.

Viva Mais Viva Melhor – Fazer pequenas refeições ao dia emagrece, isso é verdade ou é mito?
Haroldo Lordello – Isso é verdade. As refeições geram termogênese, a tal vendida pelos termogênicos, mas os alimentos conseguem fazer isso naturalmente. Então quanto maior o número de refeições que a gente fizer ao longo do dia, lógico, equilibradas, teremos um maior gasto calórico.

Viva Mais Viva Melhor – Dietas radicais e restritivas emagrecem e podem ser feitas com frequência, isso é verdade ou é um mito?
Haroldo Lordello – Mito. Dietas restritivas ajudam em redução de peso. Essa ainda é uma grande confusão que as pessoas fazem. Seu peso nada tem a ver com a sua composição corporal, são avaliações diferentes, por isso uma avaliação presencial é tão importante. Definir a composição corporal do paciente dá toda diretriz para que a gente consiga bolar uma estratégia alimentar eficiente para o emagrecimento, que na realidade é a perda de gordura e não de peso. 

Isso é muito verdade, nosso corpo é composto basicamente de 70% de água e dela nós conseguimos fazer as reações que desenvolvem a energia do nosso organismo e eliminar toxinas, que se acumuladas podem gerar graves transtornos e principalmente promover o aumento de peso.

Viva Mais Viva Melhor – Para emagrecer é fundamental usar apenas alimentos lights integrais e diets, isso é mito ou é verdade?
Haroldo Lordello – Isso é mito. Na realidade o que a gente precisa para emagrecer é ter um equilíbrio entre todos os nutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas e principalmente atingir o valor calórico diário adequado. Não basta só consumir alimentos light e diet ou isentos de glúten e lactose, que não são esses alimentos que vão promover o emagrecimento, mas sim o conjunto de atitudes.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade que para emagrecer não se deve comer a noite, ou isso é mito?
Haroldo Lordello – Isso é mito. Na realidade a gente tem que pensar nos alimentos como combustíveis. Se a noite eu tenho uma atividade extenuante como no trabalho ou como uma atividade física, por que não repor esses nutrientes e promover uma recuperação eficiente? Tudo vai depender do gasto energético.

Viva Mais Viva Melhor – As dietas elaboradas pelos nutricionistas que promovem o emagrecimento saudável funcionam da mesma maneira para qualquer pessoa, isso é verdade ou é mito? 
Haroldo Lordelo – Isso é mito. Em uma avaliação nutricional nós identificamos as carências nutricionais de cada indivíduo. Seja pela clínica (anamnese, aquele bate papo), seja pelos exames sanguíneos que são solicitados e algumas outras avaliações feitas em consulta. Assim a gente consegue definir qual a melhor estratégia alimentar, se low carb, high protein, cetogênica, é para isso que serve a avaliação profissional, isso vai dar diretriz para a escolha da melhor estratégia nutricional.

Viva Mais Viva Melhor – Essa individualização do tratamento no processo de emagrecimento é muito importante? Isso é mito ou é verdade?
Haroldo Lordelo – É muito verdade. Individualizar o tratamento de acordo com a sua realidade faz toda a diferença, porque torna a dieta algo prazeroso e factível. O que acontece muito hoje é achar uma refeição ideal e nada vai ser ideal para todo o mundo.

Viva Mais Viva Melhor – Para emagrecer não basta apenas focar no que come e torcer para que dê certo, nutrição e emagrecimento envolvem planejamento e habilidades. Mito ou verdade?
Haroldo Lordelo – Verdade. É um conjunto de fatores. Todas as escolhas vão repercutir em quem você vai ser amanhã. A atividade física, o sedentarismo, alimentação, o uso de drogas de abuso como o álcool e cigarro, tudo isso vai definir como vai ser a sua saúde amanhã.

Viva Mais Viva Melhor – E para finalizar, Haroldo, é correto afirmar que o que vai definir o quanto de calorias você deve ingerir para perder peso é o seu metabolismo?
Haroldo Lordelo – Com certeza. A gente precisa avaliar em que pé está este metabolismo e há ferramentas em consultório para que a gente possa fazer isso e a partir daí definir as estratégias com os valores calóricos e os nutrientes mais adequados para que a gente alcance o objetivo de perda de peso.

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com Haroldo Lordelo, nutricionista. Haroldo, muito obrigada e até a próxima.