NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Descolamento de Retina

 (071) 30... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Quem nunca ouviu alguém dizer que ler, com o veículo em movimento pode descolar a retina? Se forçar a leitura com aquelas letrinhas miúdas no balanço do ônibus vai acabar te deixando cego? Para esclarecer tudo isso, nós separamos algumas perguntas envolvendo mitos e verdades e os cuidados que nós devemos tomar no que diz respeito ao descolamento de retina, uma doença que pode levar a perda total da visão se não for tratada a tempo, quem conversa conosco hoje é Drª Verônica Castro Lima, médica especialista em oftalmologia.
Doutora, primeiramente é correto afirmar que o descolamento de retina pode levar à perda total da visão?
Drª Verônica Castro Lima – Sim! O descolamento de retina é uma doença muito grave e que pode levar a perda irreversível da visão, a perda total e irreversível da visão.

Viva Mais Viva Melhor – Diabetes, alta miopia e traumas, aumentam as chances de descolamento de retina, isso é mito ou verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Isso é verdade! Todos os fatores acima são fatores de riscos para o descolamento de retina. Diabetes é uma causa de descolamento de retina chamado tracional, que tem uma fisiopatologia diferente do descolamento de retina regmatogênico que é a forma mais comum e causado por trauma, alta miopia e outros fatores de risco também.

Viva Mais Viva Melhor – Pessoas que sofreram lesões graves nos olhos ou ainda com históricos familiares estão mais propensas ao descolamento de retina. Isso é verdade ou é um mito?
Drª Verônica Castro Lima – Isso é verdade! Tanto o trauma ocular quanto ao histórico familiares de descolamento de retina são fatores de riscos para o desenvolvimento dessa doença.

Viva Mais Viva Melhor – O descolamento é comum e pode atingir qualquer pessoa, mito ou é verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Verdade! O descolamento de retina pode atingir qualquer pessoa, mais sabemos que alguns pacientes têm maior risco de ter e desenvolver essa doença do que outras.

Viva Mais Viva Melhor – O descolamento de retina pode aparecer inesperadamente, provocando sintomas indolores, isso é mito ou é verdade? 
Drª Verônica Castro Lima – Verdade! Algumas vezes o paciente pode não ter queixas e descobrir que tem o descolamento de retina no exame de rotina. Naturalmente, isso não acontece por que aparecem os sintomas dessa doença, que são os principais sintomas: são moscas volantes, flash de luz acompanhados de perda súbita da visão central ou de parte do campo visual.

Viva Mais Viva Melhor – Assim que o paciente notar o primeiro sintoma deve ir ao médico o mais rápido possível, isso é verdade ou é um mito?
Drª Verônica Castro Lima – Verdade! O tratamento do descolamento de retina deve ser realizado imediatamente.

Viva Mais Viva Melhor – Ler no ônibus descola a retina? Mito ou verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Mito. 

Viva Mais Viva Melhor – Mexer demais os olhos bem como coçar com frequência pode provocar o descolamento de retina? Mito ou verdade, doutora?
Drª Verônica Castro Lima – Coçar os olhos com muita força pode causar vários transtornos oculares, dentre eles, o descolamento de retina, especialmente se o paciente tiver fatores predisponentes para doença.

Viva Mais Viva Melhor – Usar óculos de outras pessoas pode descolar a retina? Isso é mito ou é verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Mito.

Viva Mais Viva Melhor – Olhar diretamente para o sol pode causar o descolamento de retina? Mito ou verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Também é um mito.

Viva Mais Viva Melhor – Descolou uma retina tem que operar com muita urgência, isso é mito ou é verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Verdade! Há casos onde a urgência ainda é maior, quando a parte central da retina, que é chamada de mácula, encontra-se preservada, ou seja, não foi descolada ainda, então, nessa situação, a urgência ela é ainda muito maior, o paciente deve ser submetido a uma cirurgia dentro de 24, no máximo 48 horas. 

Viva Mais Viva Melhor – O pós-operatório da cirurgia de descolamento de retina, exige que o paciente fique um período com o curativo no olho operado! Isso é mito ou é verdade?
Drª Verônica Castro Lima – Isso é um mito! O curativo é retirado depois de algumas horas, mais normalmente o paciente deve ficar por alguns dias em posições específicas, como por exemplo com a cabeça baixa, mas quem determina essa posição é o médico cirurgião. 

Viva Mais Viva Melhor – Após a cirurgia, o paciente vai voltar a enxergar como antes. Verdade ou mito?
Drª Verônica Castro Lima – Não se pode afirmar isso. A cirurgia se for feita no curto espaço de tempo, o paciente pode voltar a enxergar como antes, mas o resultado depende de vários outros fatores.

Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar doutora, é correto afirmar que o descolamento de retina não tem cura?
Drª Verônica Castro Lima – Não, o descolamento de retina tem tratamento e esse tratamento é cirúrgico, devendo ser realizado o mais rápido possível. 

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com a doutora Verônica Castro Lima, especialista em oftalmologia. Doutora muito obrigada e até a próxima.