NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Cirurgia Refrativa

 (071) 32... Ver mais >

Olga Goulart – Você sabe o que é cirurgia refrativa? Certamente quem usa óculos já ouviu falar sobre esse procedimento a laser para corrigir problemas na visão. A cirurgia visa reduzir ou até mesmo eliminar o uso dos óculos ou das lentes de contato, porém, como em qualquer tratamento, muitas dúvidas surgem antes do paciente encarar a sala de cirurgia. Será que vai doer? Vou precisar usar tampão após o procedimento? Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema de hoje na nossa série Mitos e Verdades, quem conversa conosco é o Doutor Adilson Afonso, médico oftalmologista, especialista em cirurgia refrativa. Doutor, é correto afirmar que a cirurgia refrativa permite corrigir o grau da miopia, do astigmatismo ou da hipermetropia do paciente através da aplicação de laser na córnea, sem cortes?
Dr. Adilson Afonso – Justo, realmente é verdadeiro, é correto. A cirurgia, ela parte do princípio, de que é uma correção cirúrgica a laser na córnea. É verdadeiro.

Olga Goulart – O paciente irá sentir dor durante o procedimento. Isso é mito ou é verdade?
Dr. Adilson Afonso – É mito. O procedimento é totalmente indolor. As vezes pode acontecer algum tipo de desconforto em função do paciente estar ansioso, tenso, mas a cirurgia em si, ela é indolor.

Olga Goulart – É verdade que é necessário anestesiar o olho a ser operado, ou é um mito?
Dr. Adilson Afonso – Na realidade a anestesia que nós usamos para a cirurgia é colírio, é à base, então a gente pinga, estila colírio no olho e faz-se a cirurgia dessa maneira. É como se fosse uma anestesia para procedimento ambulatorial ou em consultório.

Olga Goulart – O paciente precisa ser internado para realizar o procedimento e só será liberado para ir pra casa com um tampão no olho operado. Isso é mito ou é verdade doutor?
Dr. Adilson Afonso – É mito. Na realidade o paciente já sai do centro cirúrgico enxergando. Lógico que não é a sua visão definitiva, é uma visão provisória, mas ele não usa tampão, normalmente a gente oferece um óculos escuro para proteção do seu olho e da claridade para ele ir pra casa.

Olga Goulart – O paciente permanece acordado durante a cirurgia refrativa. Isso é mito ou é verdade?
Dr. Adilson Afonso – É verdade. Em todo o momento o paciente permanece acordado.

Olga Goulart – A cirurgia a laser dura em média 5 minutos em cada olho. É verdade doutor, ou é mito?
Dr. Adilson Afonso – Na realidade é um misto, porque o procedimento em si dura mais, porque tem todo um preparo de fazer assepsia no rosto, nos olhos, botar campo, pingar os colírios, então isso demora um pouco, mas a cirurgia em si realmente é muito rápida.

Olga Goulart – É verdade que todas as pessoas que fazem a cirurgia a laser não precisarão usar óculos nunca mais, ou isso é mito?
Dr. Adilson Afonso – Na realidade a cirurgia predispõe a corrigir o grau de longe do paciente. Até 40 anos de idade o grau de longe funciona pra longe e pra perto, a partir de 40, quando se instala a presbiopia, popularmente chamada vista cansada, aí você tem graus distintos, graus diferentes pra longe e pra perto. A cirurgia corrige muito bem o grau de longe. Em determinadas situações pode também corrigir o grau de perto, mas a finalidade precípua da cirurgia é a correção do grau de longe.

Olga Goulart – O olho sai durante a cirurgia. Mito ou verdade?
Dr. Adilson Afonso – Mito. O olho fica no seu local devido, não precisa fazer nenhum tipo de outra manipulação.

Olga Goulart – O paciente não pode mexer os olhos durante o procedimento, podendo haver riscos de ficar cego. Isso é mito ou é verdade?
Dr. Adilson Afonso – É mito. Na realidade o equipamento tem dispositivo para frear o procedimento na medida que esse olho é desviado em determinadas situações. De uma maneira geral a gente consegue fazer bem o procedimento sem nenhum problema.

Olga Goulart – Qualquer pessoa com problemas na visão pode realizar a cirurgia refrativa. Isso é verdade ou é mito?
Dr. Adilson Afonso – Mito. Na realidade você precisa passar por uma bateria de exames para saber como é que está seu olho, a saúde ocular, como é que está. A indicação da cirurgia ela só é feita uma vez esse paciente se submetendo aos exames e os exames estando todos normais.

Olga Goulart – O paciente poderá voltar a sua rotina no dia seguinte ao procedimento. Isso é verdade ou é mito.
Dr. Adilson Afonso – Normalmente a gente recomenda que não, em função de um excesso, de uma cautela, de uma prevenção, normalmente a gente aguarda dois, três dias.

Olga Goulart – O paciente sai da cirurgia já enxergando e pode inclusive assistir televisão, ler, usar computador no mesmo dia da cirurgia. Isso é verdade ou é mito?
Dr. Adilson Afonso – Verdade. O paciente indo pra casa, o pós-operatório dele é bem descontraído e dá para ele ficar num repouso bastante relativo.

Olga Goulart – É preciso usar óculos de sol por um bom tempo após o procedimento, pois os raios solares podem prejudicar o olho operado. Isso é verdade ou é mito?
Dr. Adilson Afonso – É verdade. A claridade incomoda muito o paciente no pós-operatório. Então um óculos escuro vai dar muito conforto em ambientes externos.

Olga Goulart – A maioria dos pacientes fica com sensibilidade à luz após o procedimento. Mito ou verdade?
Dr. Adilson Afonso – Verdade. O procedimento justamente pelo desconforto em ambientes externos e na claridade, justamente em função dessa pergunta que você me fez. Existe realmente uma sensibilidade a mais após a cirurgia.

Olga Goulart – Para finalizar doutor, é correto afirmar que não é possível corrigir os dois olhos durante o mesmo procedimento? É preciso operar e recuperar o primeiro, para depois fazer o segundo?
Dr. Adilson Afonso – Olha, no início da cirurgia refrativa essa era a prática usual, hoje já se constatou que a cirurgia é tão eficiente, eficaz, que o pós-operatório é tão discreto que em vários serviços do mundo inteiro se faz a cirurgia nos dois olhos ao mesmo tempo.

Olga Goulart – Ok, conversamos com Doutor Adilson Afonso, médico oftalmologista, especialista em cirurgia refrativa. Doutor, muito obrigada e até a próxima!