NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades sobre Bursite do Quadril

 (071) 33... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor - Uma das causas mais comuns de dor no quadril, a bursite trocantérica consiste numa inflamação na área de atrito entre tendões e ossos na lateral do quadril. Ao contrário do que muitos imaginam, a patologia pode acometer qualquer pessoa, e não somente os atletas, apesar de ser mais frequente nas mulheres, especialmente nas corredoras e nas de meia idade. Para desmistificar um pouco sobre a bursite do quadril, na nossa série Mitos e Verdades, hoje quem conversa conosco é o médico ortopedista e traumatologista, especialista em quadril, Doutor Alan Chagas Silva. Doutor, é correto afirmar que o principal e mais comum sintoma de bursite do quadril é a dor na lateral do quadril?
Doutor Alan Chagas - Correto, Olga. A dor lateral do quadril é o sintoma mais comum e, em torno de 40% dos casos, ela pode irradiar para a face anterior da coxa.

Viva Mais Viva Melhor - A bursite do quadril atinge mais as mulheres, principalmente aquelas que praticam corrida e as de meia idade. Isso é mito ou é verdade?
Doutor Alan Chagas - Verdade Olga.

Viva Mais Viva Melhor - Apesar da bursite  ser uma inflamação no quadril ela é provocada pela diminuição da flexibilidade, da fraqueza muscular e de disfunções biomecânicas. Isso é mito ou é verdade doutor?
Doutor Alan Chagas - Está correto. A diminuição da flexibilidade e essa fraqueza muscular, que é uma diminuição da massa muscular, que nós chamamos de sarcopenia, e as disfunções biomecânicas ou alteração na marcha desses pacientes podem levar a um caso de bursite trocantérica.

Viva Mais Viva Melhor - Doutor, existem diversas atitudes que o paciente pode adquirir para controlar a dor provocada pela bursite do quadril. Isso é verdade ou é mito?
Doutor Alan Chagas - É verdade. Muitas vezes esse paciente, ele tem uma dificuldade para caminhar, ele tem uma marcha antálgica e claudicante.

Viva Mais Viva Melhor - Doutor, a bursite pode estar associada a outras doenças. Mito ou verdade?
Doutor Alan Chagas -  Verdade. Ela pode estar associado com doenças reumáticas, por exemplo artrite reumatóide, doenças infecciosas como a tuberculose, a obesidade também pode levar a essa bursite pelo próprio aumento de peso corporal.

Viva Mais Viva Melhor - Os pacientes com bursite trocantérica frequentemente apresentam problemas de coluna como escoliose, artrite da coluna lombar, entre outros problemas. Isso é mito ou é verdade?
Doutor Alan Chagas - Verdade. Muitas vezes as patologias, tanto da coluna como alteração no comprimento das pernas, que é a dismetria de membros inferiores, isso pode levar a uma sobrecarga biomecânica do quadril com uma marcha e uma caminhada de uma forma errada, com a sobrecarga no quadril, levando a inflamação.

Viva Mais Viva Melhor - É mito ou verdade afirmar que raramente é necessário cirurgia para bursite do quadril?
Doutor Alan Chagas -  Verdade. Raramente a cirurgia é a última opção a ser escolhida. Geralmente mais que 90% dos pacientes, eles respondem bem ao tratamento conservador. O que é esse tratamento conservador? É o uso de medicações, repouso e fisioterapia.

Viva Mais Viva Melhor - O paciente que apresenta uma perna mais curta que a outra ao andar pode provocar uma irritação em uma das bursas do quadril e desenvolver a bursite na região. Isso é mito ou é verdade?
Doutor Alan Chagas - Verdade. Como eu já tinha falado anteriormente, isso nós chamamos de discrepância de comprimento dos membros. Se você tem uma perna maior ou menor que a outra, isso você pode fazer uma marcha claudicante e isso sobrecarregar o quadril, levando a uma inflamação na região da bursa.

Viva Mais Viva Melhor -  É verdade que usar tênis inadequado para prática de esportes pode causar bursite trocantérica, ou é mito?
Doutor Alan Chagas - Verdade. Uma das causas da bursite trocantérica é o pé plano. Muitas vezes você tem que ter um tênis adequado ao formato do seu pé, pra você praticar a atividade física de uma forma adequada e evitar dessa forma ter uma bursite.

Viva Mais Viva Melhor - A bursite do quadril pode ser incapacitante? É verdade isso doutor? Ou é mito?
Doutor Alan Chagas - Sim, verdade. Muitas vezes você tem muita dificuldade para caminhar e, principalmente as mulheres que usam muito o salto alto, isso é bastante limitante para as mulheres.

Viva Mais Viva Melhor - E para finalizar, doutor, é correto afirmar que muitas pessoas com bursite do quadril podem apresentar alívio com simples mudanças no estilo de vida?
Doutor Alan Chagas - Correto. As mudanças do estilo de vida da forma diária, principalmente evitar dormir de lado, as mulheres evitarem sapatos altos, atividades físicas de uma forma adequada, pode evitar a bursite do quadril.

Viva Mais Viva Melhor - Conversamos com o doutor Alan Chagas Silva, ortopedista e traumatologista, especialista em quadril. Doutor, muito obrigada pelos esclarecimentos, até a próxima!