NOSSAS ENTREVISTAS

Mitos e Verdades - Artrite Reumatoide

 (071)335... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Várias são as dúvidas quando se pensa em artrite reumatoide, que é uma doença sistêmica crônica que pode afetar diversas partes do organismo, principalmente as articulações. É comum as pessoas comentarem que é uma doença de velho, que se agrava com exercícios físicos, ou, quem sofre deste mal, não pode comer carne de porco, por exemplo. Será que tudo isso é verdade? Para falar um pouco melhor sobre o assunto, na nossa série Mitos e Verdades, quem conversa conosco é o médico doutor Alexandre Ibrahim, especialista em reumatologia.

Doutor, é correto afirmar que a artrite reumatoide é mesmo uma doença de velho?

Dr. Alexandre Ibrahim – Não, não é correto. Na verdade, a artrite reumatoide é uma doença que acomete tanto homens quanto mulheres principalmente na terceira e quarta década, mas pode acometer desde crianças até idosos.

Viva Mais Viva Melhor – A artrite reumatoide tem cura, isso é mito ou é verdade?

Dr. Alexandre Ibrahim – Bom, é um mito por enquanto. Por ser uma doença de causa desconhecida a gente ainda não tem cura da doença, mas ela, como toda doença crônica, tem controle, mas cura ainda é um mito.

Viva Mais Viva Melhor – É verdade dizer que a artrite reumatoide é uma doença grave e é também incapacitante?

Dr. Alexandre Ibrahim – De certa forma a artrite reumatoide é uma doença grave e incapacitante. Obviamente, nós temos vários graus de doença, mas ela pode ser bem tratada e conduzida. De uma forma geral, se não bem tratada e não bem conduzida ela pode realmente levar a incapacidade das articulações.

Viva Mais Viva Melhor – Mito ou verdade, doutor, dizer que a artrite reumatoide é uma doença exclusivamente de mulheres?

Dr. Alexandre Ibrahim – É mito com certeza. Existe uma predominância nas mulheres, uma proporção aqui na América Latina em torno de 5 a 6 mulheres para cada homem com a doença, mas os homens também são afetados, ela não é uma doença exclusiva de mulheres.

Viva Mais Viva Melhor – Artrite reumatoide, artrose e reumatismo é tudo a mesma coisa, isso é mito ou é verdade?

Dr. Alexandre Ibrahim – Não, isso é mito. O reumatismo é um termo popular consagrado popularmente para denominar alguma doença do sistema articular musculoesquelético, é um termo geral. A artrose já é uma doença de um desgaste da articulação, que tem relação com o envelhecimento, sobrecarga. E a artrite reumatoide é uma doença autoimune inflamatória das articulações. Então são três termos um pouco diferentes, eles não são a mesma coisa.

Viva Mais Viva Melhor – Mito ou verdade, doutor, dizer que quem tem artrite reumatoide não pode trabalhar porque ela causa deformidades?

Dr. Alexandre Ibrahim – Isso é um mito, na verdade. Os pacientes com deformidades por não tratamento da doença esses podem ter alguma incapacidade física para determinado trabalho, mas com o controle da doença e com o diagnóstico precoce você consegue tratar estes pacientes sem deformidades porque eles são plenamente capazes de desenvolver seu trabalho.

Viva Mais Viva Melhor – Quem tem artrite reumatoide não pode comer carne de porco, isso é mito ou é verdade?

Dr. Alexandre Ibrahim – Olha, a gente pode até ficar um pouco em cima do muro. De certa forma uma alimentação saudável ela é preconizada, isso envolve a não alimentação com algumas comidas gordurosas, ditas aquelas comidas com gordura trans, com gorduras saturadas. Porque essas comidas que contém essas gorduras acabam levando a um aumento da inflamação, então de certa forma isso é uma verdade, mas o que a gente recomenda é que a alimentação seja saudável, com menos gordura saturada.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, é verdade que a gravidez ajuda a melhorar a artrite reumatoide ou isso é mito?

Dr. Alexandre Ibrahim – Na verdade, existe uma melhora dos sintomas, a gente não tem uma resposta definitiva para isso, o porquê disso, mas a gente sabe que os pacientes melhoram, a gente sabe também que essa gravidez deve ser planejada, porque existem algumas situações que podem afetar a gestação, como pacientes que tomam algumas medicações para artrite, mas ainda não tem uma resposta definitiva sobre isso.

Viva Mais Viva Melhor – E quanto a exercício físico, é verdade que quem tem artrite reumatoide não deve se exercitar?

Dr. Alexandre Ibrahim – Isso é um mito. Na verdade, todos os pacientes devem se mexer, a gente diz que todas as pessoas devem se locomover e fazer uma atividade física. O que a gente pede é que no momento de crise, de inflamação mais intensa da artrite a gente evite um pouco se exercitar. Mas o condicionamento físico naqueles pacientes que estão controlados é importantíssimo para manutenção do sistema muscular. Então é um mito o paciente com artrite reumatoide ficar parado.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, é mito ou é verdade que os obesos sofrem mais com artrite reumatoide?

Dr. Alexandre Ibrahim – Na verdade, não que os obesos tenham mais artrite, mas sim aqueles pacientes que têm artrite reumatoide e são obesos eles sofrem mais por causa da sobrecarga articular. Você tem uma inflamação numa articulação e ela ainda tem uma sobrecarga por causa da obesidade, realmente você vai ter uma piora desta articulação, mas não é verdade que os pacientes que tenham obesidade tenham mais artrite, é importante deixar bem claro isso.

Viva Mais Viva Melhor – É mito ou é verdade dizer que a artrite reumatoide só ataca no frio ou que intensifica mais no período frio?

Dr. Alexandre Ibrahim – Intensificar é verdade, atacar só no frio é mito. No frio, na verdade, o que acontece é uma maior sensibilidade a dor. É por isso que normalmente o paciente que tem uma inflamação na articulação, como o paciente com artrite reumatoide, ele vai ter mais sensibilidade a dor no frio. Então ele acha que naquela temperatura fria a junta dele está doendo mais, mas é por causa da sensibilidade, não porque ataca mais no frio, pode atacar no verão também, depende do controle da sua doença.

Viva Mais Viva Melhor – A artrite reumatoide é uma doença crônica e o paciente deverá ser acompanhado pelo resto da vida, essa afirmativa é mito ou é verdade?

Dr. Alexandre Ibrahim – É uma verdade. A artrite reumatoide é uma doença crônica e como toda doença crônica ela tem que ser acompanhada e tratada pelo resto da vida.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Para finalizarmos, doutor, é correto afirmar que existem muitas opções de tratamento para a artrite reumatoide e o médico é que vai escolher, a depender do grau de comprometimento e também das características individuais de cada paciente, qual é o melhor tratamento?

Dr. Alexandre Ibrahim – É isso mesmo. O médico vai avaliar o perfil daquele paciente, aquela doença, as características principais daquela doença naquele indivíduo e a gente, de uma forma geral, tem os tratamentos não-medicamentosos, que é aquele de saúde geral global como dormir bem, se alimentar bem e mexer o esqueleto (fazer atividade física), e o tratamento medicamentoso, que hoje a artrite reumatoide a gente tem uma vasta gama de tratamentos seja por via oral que são os iniciais, seja por via endovenosa subcutânea que é o tratamento mais atual com os imunobiológicos com drogas que ajudam a controlar a doença, inclusive fornecendo um grau de controle tão importante que o paciente volta praticamente a ter uma vida normal. É mais ou menos assim que a gente trata a artrite reumatoide.

Viva Mais Viva Melhor – Conversamos com o médico Alexandre Ibrahim, especialista em reumatologia. Doutor, muito obrigada e até a próxima oportunidade.